Maioria dos profissionais de TI está otimista com o futuro de suas carreiras
74% não percebem a IA como uma ameaça à segurança no emprego. Número é maior que o percentual global (60%) encontrado pela Michael Page.
O estudo “Talent Trends Tech 2025”, da Michael Page, mostrou que a preocupação dos profissionais de TI brasileiros com o futuro de suas carreiras é menor que a registrada em outros países.
Por aqui, 54% acreditam que o avanço da IA no ambiente de trabalho vai afetar seus planos no longo prazo. O percentual é menor do que a média global (63%) e da América Latina (64%).
A pesquisa também mostra que 74% não percebem o uso da IA como uma ameaça à segurança no emprego. O número é superior aos dados da América Latina (73%) e do mundo (60%).
“A IA está transformando rapidamente as funções e demandas do setor de tecnologia”, afirma Juliana França, gerente-executiva da consultoria. “Ela está substituindo tarefas, mas também redefinindo papéis e destacando habilidades humanas antes não percebidas.”
Segundo ela, as empresas precisam investir mais em capacitação. “Mostrar como a IA e a automação serão integradas ao trabalho, e como os colaboradores serão apoiados para se desenvolverem, é um grande diferencial competitivo. Os profissionais de TI esperam que as companhias invistam no treinamento contínuo e na implementação inteligente [da tecnologia]”.
Este texto é parte da edição número 100 (outubro e novembro) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.
Confira os 7 modelos de liderança mais promissores até 2030
Empreendedores que saíram do mercado formal consideram voltar à CLT
Além do RH: o engajamento é responsabilidade de todos
5 pilares para impulsionar a carreira e progredir no ambiente de trabalho
A geração prateada está no auge da mente







