Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Foto de Isis Borge Isis Borge Diretora da divisão de recrutamento Engenharia, Supply Chain, Marketing e Vendas da Talenses

Final de ano: a surpreendente forma de fazer networking nessa época

O networking é fundamental para a carreira e para a vida, mas muita gente não sabe como fazer

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH Atualizado em 15 dez 2021, 11h34 - Publicado em 10 dez 2021, 17h15

Sabemos que o networking é fundamental para a carreira e para a vida. Mas muita gente comenta que não sabe qual é o melhor caminho para se conectar com as pessoas. Muitos reclamam de não ter tempo. Outros dizem não saber como se aproximar e manter o contato.

Paralelamente a isso, eu, como headhunter, vejo quanto o networking é importante para fechar negócios, conquistar promoções e prospectar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Esse período de final de ano em que estamos, aliás, é um excelente momento para iniciar ou estreitar conexões com outras pessoas. Eu destaco seis boas oportunidades:

1. Amplie seu círculo de contatos na festa de confraternização da empresa

A festa de confraternização da empresa, seja ela presencial, seja virtual, é uma ótima oportunidade para interagir com pessoas com as quais você não teve a oportunidade de se relacionar ao longo do ano. É nesse encontro, também, que você pode conhecer um pouco mais sobre a vida pessoal de alguém que convive profissionalmente com você.

2. Reconheça quem, de alguma forma, te ajudou

Aproveite para agradecer. Sim, agradecer. Faça uma retrospectiva mental do seu ano e identifique quais foram as pessoas que mais fizeram a diferença na sua vida e te ajudaram ao longo do período. Procure lembrar, inclusive, daquelas com as quais você teve um breve e pontual contato, mas que melhoraram a sua vida de alguma forma. Escreva uma mensagem personalizada para cada uma, destacando a ajuda e agradecendo pela interação ao longo de 2021. Esse gesto vai fazer a diferença para quem recebe a mensagem e, certamente, deixará as portas abertas. Aproveite para se colocar à disposição dessas pessoas para ajudá-las. Deixe claro que podem contar com você também.

Continua após a publicidade

3. Diga para as pessoas o quanto elas são importantes para você

Existem pessoas que guardamos para a vida e quando as reencontramos é como se o tempo não tivesse passado. Muitas delas, às vezes pelo distanciamento causado por circunstâncias da vida ou pela correria do dia a dia, não se dão conta do quanto podem ser importantes para nós. Por isso, aproveite esse final de ano e faça a lista de quem você quer ter na sua vida no longo prazo e com quem gostaria de manter um contato mais próximo. E separe um tempo na sua agenda para escrever uma mensagem de final de ano personalizada para cada uma dessas pessoas ou mesmo para fazer uma ligação telefônica. No texto, procure lembrá-la de algum momento especial ou engraçado que tiveram juntas. Aproveite para dizer que se importa com essas pessoas. Você pode, inclusive, comentar que estava lembrando da situação X e se deu conta de que faz um tempo que vocês não se falam, mas não gostaria de perder o contato.

4. Agradeça a quem te inspira

Pense no mundo dos negócios. Quais são as pessoas que você admira e te inspiram de alguma forma? Deixa que elas saibam disso também com uma mensagem personalizada. Com relação às que te responderem, tente, na medida do possível, agendar um café para 2022, mesmo que seja virtual. A ideia é estreitar o relacionamento e manter o laço firme. Inclua nessa lista pessoas com as quais você simpatiza, mas não conhece tanto e gostaria de conhecer mais.

5. Considere conhecer pessoas novas

Em eventos presenciais, que podem ser entre os moradores do seu condomínio ou entre pessoas que fazem o mesmo curso que você, abra-se para conhecer mais pessoas. Você vai se surpreender ao descobrir, por exemplo, qual é a atividade profissional dos seus vizinhos, por exemplo. Quem sabe desse bate-papo não sai um café, almoço e – por que não – possíveis negócios, parcerias e oportunidades de trabalho.

6. Entenda o networking como uma das atividades do seu dia a dia

Organize a sua agenda do primeiro trimestre do ano. Reserve nela espaços para almoços, cafés, happy hours, jantares ou calls de relacionamento com pessoas com as quais você quer manter contato. Ajuste o encontro ao formato presencial ou virtual, de acordo com a demanda do momento e a sua disponibilidade. Mas não deixe de estar com pessoas. Ao longo dos dias, vá preenchendo esses espaços na agenda com o nome das pessoas. Com o tempo, isso vai virar uma prática muito positiva para a sua vida e a carreira.

O networking faz bem para a mente e para a alma, abre portas e traz mais novidades para o nosso dia a dia. Não faça networking só quando precisar de ajuda, para não passar a impressão de uma ação forçada ou oportunista. Aproveite os momentos para colocar na agenda o networking de uma forma natural e constante. Certamente ele fará muita diferença no futuro em diversos aspectos da vida.

Continua após a publicidade

Publicidade