Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Vívian Rio Stella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Doutora em Linguística pela Unicamp. Idealizadora, curadora e professora da VRS Academy, pesquisa e desenvolve trabalhos voltados à lifelong learning
Continua após publicidade

Quer melhorar a comunicação no escritório? Abandone a pressa

Exigir respostas rápidas o tempo todo prejudica as relações e o próprio trabalho. Veja como e por que abandonar esse costume.

Por Vívian Rio Stella, colunista da Você RH
7 out 2024, 19h00
-
 (MirageC/Getty Images)
Continua após publicidade

Em tempos de WhatsApp e Teams, centenas de mensagens são parte de nossa rotina diária – e as ligações, quase uma prova de amor. Basta deslizar um ícone de microfone ou clicar em dezenas de letras para dividir angústias ou compartilhar acontecimentos para alguém que poderá responder no tempo dela. 

Será mesmo? 

Ouço cada vez mais relatos de pessoas que se incomodam por não dar conta de tantas mensagens ao longo do dia. Que se sentem culpadas por escreverem de volta dias depois. Que trabalham em escritórios com uma regra: de que as mensagens sejam respondidas em, no máximo, três minutos.

Queremos fazer pedidos no nosso tempo para o interlocutor também atender no nosso tempo. De preferência, o mais rápido possível. Temos a impressão de que estamos nos comunicando o tempo todo. Mas, na verdade, estamos fazendo um grande monólogo.

Continua após a publicidade

O curioso – e alarmante – é que essa dinâmica impacta nossas relações, porque gera:

  1. A sensação constante de estar devendo algo – e a necessidade de justificar toda e qualquer demora;
  2. Uma codependência maior entre os profissionais (todos aguardam o “ok” de outrém para realizar uma tarefa);
  3. Uma tendência de denunciar demoras alheias aos superiores em questão;
  4. Uma constante transferência de responsabilidade (“eu enviei a mensagem, agora é com você”);
  5. A ideia de que estar online é estar disponível 24/7.

    Pode parecer que tais desafios dizem apenas sobre a troca de mensagens no escritório. Mas não. Aos poucos, interações menos colaborativas, pautadas pela pressa e cobrança, vão se impregnando na cultura corporativa.

    Continua após a publicidade

    Ainda que possa parecer transgressor, ligar, ir até a mesa da pessoa ou marcar uma conversa sem pauta podem ser grandes passos para você se reconectar com quem recebe infinitas mensagens suas. E isso pode mudar até a qualidade das respostas.

    Fazer tudo isso consome tempo. Nem sempre você e seu interlocutor estarão em um bom momento. Mas comunicar é se relacionar, não apenas produzir centenas de mensagens, numa via de mão única. Quanto mais treinarmos essa musculatura do diálogo, mais fortalecidas serão as relações – algo tão valioso na vida, seja no contexto profissional ou não.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.