omunicar-se de maneira clara, eficaz e eficiente é uma habilidade crucial na vida pessoal e profissional. E a comunicação envolve vários aspectos. Mas, antes de falar deles, vamos entender os quatro tipos principais de comunicação:
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Ultimamente, tenho percebido que muitas pessoas negligenciam o tipo não verbal nas interações virtuais — em cursos, palestras, reuniões —, porque deixam suas câmeras fechadas. Há um prejuízo na qualidade da comunicação nesses contextos. Quando temos a possibilidade de usar os quatro tipos juntos, a qualidade das interações é potencializada.
Na carreira, a capacidade de se comunicar bem é valorizada em todo o processo, da entrevista de emprego à promoção de cargo. E as habilidades mais requeridas no mundo corporativo são estas:
1. Escuta ativa
É importante melhorar a escuta ativa, que ocorre quando se ouve com atenção tudo o que é dito pelo outro e se demonstra interesse, fazendo perguntas. Preste atenção às expressões faciais, à linguagem corporal e ao tom de voz das pessoas. Não faça como a maioria, que fica preparando a resposta, a defesa, o contra-argumento — ou até o ataque. Concentre-se no que e em como a outra pessoa está falando. Se quiser esclarecer algo, faça perguntas de acompanhamento ou reformule o que foi dito para confirmar se entendeu corretamente.
2. Empatia
Empatia é mais do que entender — é reconhecer as emoções no outro. Quando somos capazes de nos colocar no lugar de alguém e perceber uma situação por aquela perspectiva, nasce aí uma conexão natural que fortalece o relacionamento.
3. Respeito
Em um ambiente de equipe, permitir que os outros falem sem interrupção e sejam ouvidos sem julgamentos e preconceitos são sinais de respeito.
4. Autoconfiança
É mais provável que as pessoas respondam bem a ideias apresentadas quando o interlocutor demonstra autoconfiança. O contato visual ao falar com o outro, a maneira de sentar-se, ereta e com os ombros abertos, ajudam a transmitir segurança ao falar. Outra prática útil é preparar-se com antecedência para uma conversa ou apresentação de trabalho, para ter clareza de pensamento e objetividade na interação.
5. Equilíbrio no volume e no tom de voz
Falar muito alto pode ser desrespeitoso ou soar estranho em certas situações. Na dúvida, observe como os outros ao redor se comunicam. Outro aspecto importante é a forma de enfatizar as palavras, fazer pausas entre as frases. Esses detalhes podem ser úteis para envolver as pessoas e mantê-las atentas ao que está sendo dito, além de transmitir positividade. Sorrir enquanto fala, dependendo do contexto, também é um ótimo recurso.
Se você quer entender melhor como está a qualidade da sua comunicação, peça feedback para diferentes pessoas do seu entorno familiar, profissional e de amizades. E encare todas as opiniões como presentes. Agradeça aos que dedicaram seu tempo para falar sobre você, e estabeleça um plano de ação para ajustar o que for preciso. Um bom plano de ação sem execução não tem valor. Boa jornada!