Apenas 5% das empresas são bem-sucedidas em ações de diversidade
Relatório da consultoria PwC feito com mais de 3.000 pessoas ainda aponta que só 26% das organizações têm metas de diversidade para os líderes
Embora a diversidade e a inclusão sejam prioridade para 76% das companhias, apenas 5% delas atingem bons resultados em um programa de D&I. Estes são resultados da Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão 2020 feito pela consultoria PwC que ouviu mais de 3.000 profissionais de 40 países e 25 indústrias.
De acordo com o relatório uma das explicações para esse baixo índice de sucesso nos programas de diversidade tem a ver com um desalinhamento entre as ações das companhias e as percepções dos funcionários – e isso está ligado diretamente ao papel da liderança, que precisa se conectar mais com essa causa. Não à toa, o estudo mapeou que 79% do engajamento dos líderes em ações de D&I estão nos níveis básico ou emergente. Além disso, somente 26% das empresas criam metas de diversidade para os gestores e 30% ainda não criaram uma vaga de liderança em diversidade.
Recentemente, a PwC debateu esses dados em sua Semana de Inclusão e Diversidade, que contou com a presença de especialistas como o futurista Carlos Piazza e Joana Ivo, advogada e especialista em direito igualitário. É possível assistir aos painéis de discussão no canal de YouTube da consultoria (acesse aqui).