Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Carga pesada: L’Oréal está formando mulheres para atividades industriais

Durante quatro meses, as alunas participam de aulas teóricas e práticas sobre manutenção e mecânica. Inscrições estão abertas.

Por Alexandre Carvalho
13 fev 2025, 18h25
Fotografia de engenheira industrial feminina com equipamentos de segurança.
 (ATHVisions/Getty Images)
Continua após publicidade

Apesar de representar mais da metade da população brasileira – cerca de 51,5%, de acordo com o último estudo divulgado pelo IBGE –, as mulheres ainda enfrentam desafios no mercado de trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a taxa de participação feminina em 2023 foi de 52,2%. Essa desigualdade é especialmente evidente em setores industriais, como a manufatura. Com o objetivo de capacitar e promover a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Grupo L’Oréal no Brasil abre inscrições para o Projeto Elas.

Lançado em 2024, em parceria com o Senai, a iniciativa oferece formação técnica para mulheres na cidade de São Paulo, local onde a fábrica do Grupo L’Oréal está localizada. Durante quatro meses, as alunas participam de aulas teóricas e práticas sobre manutenção e mecânica industrial. O intuito da companhia é que, além de obterem a formação no setor industrial, as mulheres tenham oportunidade profissional com vagas disponíveis na companhia.

“Hoje, mais de 50% dos cargos de liderança do Grupo L’Oréal são ocupados por mulheres, mas queremos ir além e trazer ainda mais representatividade para as nossas operações. Acreditamos que a diversidade é essencial para inovação e crescimento”, destaca Daniela Nishimoto, diretora de RH Operações do Grupo L’Oréal no Brasil.

O Projeto Elas reforça o papel central da agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão para a Companhia, fortalecendo a sua atuação em prol da equidade de gênero e inclusão social, e está alinhado ao compromisso do Movimento Educa 2030, liderado pelo Pacto Global da ONU em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Unicef. Para isso, o programa atua de forma interseccional com foco em cinco pilares: Refugiadas, Pessoas com Deficiência, Étnico-Racial, Gerações e comunidade LGBTQIAPN+.

Além de promover a inclusão internamente, o Grupo L’Oréal busca impactar o mercado e acelerar a equidade de gênero em um ambiente tradicionalmente masculino. “Na primeira edição, mais de 50% das formandas conquistaram oportunidade de emprego, seja dentro da L’Oréal ou em empresas parceiras. Essa é a segunda edição de muitas que virão e ajudarão a abrir portas para contribuir com o futuro dessas mulheres”, complementa Daniela.

Continua após a publicidade

Entre as formandas da primeira turma está Judith Andunga, uma refugiada angolana que encontrou no Projeto Elas uma oportunidade de transformação. Enfrentando desafios como o desemprego e barreiras culturais ao chegar no país, Judith participou da primeira edição do programa no ano passado. “Esse curso foi o início de uma nova história para mim. Sinto que, finalmente, estou construindo um caminho forte para o meu futuro”, compartilha a profissional, que agora atua na área industrial da fábrica do Grupo L’Oréal em São Paulo como auxiliar de produção.

O programa terá a sua segunda turma iniciada em 7 de abril de 2025. As inscrições estão abertas até o 21 de fevereiro, por meio deste link.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.