Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

ONU e MPT realizam evento para empregabilidade de jovens negros

Evento online e gratuito AFRO PRESENÇA reúne, além de oportunidades de emprego, agenda com painéis e oficinas

Por Hanna Oliveira Atualizado em 14 dez 2020, 14h05 - Publicado em 28 set 2020, 13h00

A ONU, através do Pacto Global – iniciativa criada pelo órgão que busca alinhar empresas com diretrizes de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e outros – e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza essa semana o evento online AFRO PRESENÇA. O encontro busca oferecer oportunidades de emprego para jovens negros universitários no mercado de trabalho formal, além de painés e oficinas para os participantes, com a presença de empresas parceiras. 
O AFRO PRESENÇA acontece em meio ao debate sobre os baixos números de cargos de liderança ocupados por negros, fomentado pelo anúncio de trainees exclusivos para esses profissionais feito pela Bayer e Magazine Luiza nas últimas semanas. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Instituto Ethos, em parceria com Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a ONU Mulheres e divulgada em 2016, apenas 4,7% dos cargos de alto comando das 500 maiores empresas do país são ocupados por negros.

  • A realizadora do AFRO PRESENÇA, a procuradora Valdirene Assis, chegou a comentar sobre a questão em entrevista à VOCÊ RH, após a manifestação de uma juíza do trabalho, contrária a ações afirmativas. Valdirene explicou que empresas que promovem ações de inclusão e fomento da população negra no mercado de trabalho estão atendendo à diretrizes do próprio MPT. Valdirene é Coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP e o Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT. Além de fazer parte do Grupo de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Nacional do Ministério Público e coordenar o Grupo de Trabalho de Raça do MPT-SP.
    O evento acontece de 30 de setembro a 2 de outubro e conta com painéis sobre racismo estrutural em empresas, letramento racial, mitos e verdades em processos seletivos e até mesmo os impactos da crise do novo coronavírus para a população negra, por exemplo.

    Entre os apoiadores estão Ambev, Bayer, Coca Cola, Google, Itaú, entre outros. Já entidades da sociedade civil como Educafro, Geledés Instituto da Mulher Negra, Movimento Negro Unificado e mais, participam e também são parceiros. Mais informações você encontra no site do evento.

    Participe da pesquisa gratuita de VOCÊ RH que vai mapear o cenário da diversidade nas empresas brasileiras

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Publicidade