Programa que capacita refugiados e migrantes para o mercado formal é premiado
Iniciativa do A.C.Camargo é reconhecida por oferecer treinamento, plano de carreira, cursos de português, apoio psicossocial e emprego aos profissionais.

Além de contratar e estimular a inserção de refugiados e migrantes no mercado de trabalho formal do país, o programa de inclusão do hospital A.C.Camargo Cancer Center, oferece apoio psicossocial, desenvolvimento de carreira, capacitações técnicas e cursos de língua portuguesa, para que cada colaborador nesta condição possa se sentir, de fato, integrado e valorizado.
Os números, que crescem a cada ano, revelam os esforços: em 2024, 25 refugiados foram contratados pela instituição a partir da iniciativa – mais que o dobro do ano anterior. A meta, agora, é chegar a 70 empregados, capacitados e em formação até 2027. Além desses, 38 profissionais já passaram pelo projeto.
Prêmio Ações que Inspiram
Em reconhecimento ao programa, o A.C.Camargo Cancer Center acaba de receber o prêmio Ações que Inspiram, promovido pelo Fórum Empresas com Refugiados, na categoria “Sem deixar ninguém para trás”. Segundo a superintendente de pessoas e desenvolvimento organizacional da instituição, Anaísa Lübeck Carlini, o propósito é criar mais que uma posição de trabalho. “Queremos proporcionar um ambiente de acolhimento, crescimento e pertencimento para aqueles que tiveram que deixar tudo para trás”.
Dos colaboradores ativos do A.C.Camargo, estão pessoas de diferentes nacionalidades como África do Sul, Angola, Bolívia, Haiti, Peru, Venezuela e Samoa, que ocupam postos de trabalho em áreas como o administrativo, assistência, operacional, enfermagem assistencial, recepção e portarias.