RHadioCast: mulheres negras na liderança são o tema do 26º episódio
Líder de D&I da 99jobs, Priscila Salgado fala sobre os desafios dessas profissionais e compartilha resultados da pesquisa que realizou em parceria com a ONU.
Nesta terça (8), publicamos mais um episódio do RHadioCast: o programa quinzenal onde entrevistamos executivos de grandes empresas e especialistas em gestão de pessoas. Dessa vez, nossa convidada foi Priscila Salgado, líder de diversidade e inclusão da plataforma de recrutamento e seleção 99jobs.
Priscila é uma expert quando o assunto é liderança – mais especificamente, mulheres negras na liderança. E não só por sua experiência individual: a 99jobs acaba de realizar a quarta edição de uma pesquisa sobre o tema em parceria com o Pacto Global da ONU. A executiva compartilhou os principais resultados na entrevista com nosso editor-chefe, Alexandre Carvalho. Confira:
“O Brasil é um país muito desigual, que determina os lugares em que as pessoas devem estar”, disse Priscila durante a entrevista. “Ele coloca mulheres negras em posições de subalternidade e de pouca influência. Dentro das empresas não é diferente, porque elas são um espelho da sociedade.”
Nossa entrevistada afirmou que, segundo a pesquisa da 99jobs, a maioria das mulheres negras em posições de liderança, no Brasil, ocupam cadeiras de média gerência, como coordenação e supervisão. E muitas exercem funções que são típicas da média gerência sem ocupar esses cargos oficialmente – nem receber uma remuneração adequada para isso.
“As mulheres negras em cargos de liderança geralmente têm menor orçamento em suas mãos”, afirma Priscila. “Têm menos poder de influência e decisão, e muitas vezes têm que dividir projetos… Então, acho que ainda temos um longo caminho pela frente [para alcançar um mundo corporativo mais diverso e inclusivo].”
A executiva da 99jobs defende que, nessa busca, duas coisas são fundamentais: representatividade e discussões baseadas em gênero, raça e classe. “Esse é o grande desafio. Se não levarmos esses três aspectos em consideração, não mudaremos a realidade.”
Confira o episódio completo no canal da Você RH no YouTube. Para mais episódios, clique aqui.