Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

RHadioCast: mulheres negras na liderança são o tema do 26º episódio

Líder de D&I da 99jobs, Priscila Salgado fala sobre os desafios dessas profissionais e compartilha resultados da pesquisa que realizou em parceria com a ONU.

Por Luisa Costa
8 out 2024, 19h02
Foto da Priscila Salgado no RHadioCast #26 – Mulheres negras na liderança: luta que não cessa
 (RHadioCast 26/Youtube/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta terça (8), publicamos mais um episódio do RHadioCast: o programa quinzenal onde entrevistamos executivos de grandes empresas e especialistas em gestão de pessoas. Dessa vez, nossa convidada foi Priscila Salgado, líder de diversidade e inclusão da plataforma de recrutamento e seleção 99jobs.

Priscila é uma expert quando o assunto é liderança – mais especificamente, mulheres negras na liderança. E não só por sua experiência individual: a 99jobs acaba de realizar a quarta edição de uma pesquisa sobre o tema em parceria com o Pacto Global da ONU. A executiva compartilhou os principais resultados na entrevista com nosso editor-chefe, Alexandre Carvalho. Confira:

“O Brasil é um país muito desigual, que determina os lugares em que as pessoas devem estar”, disse Priscila durante a entrevista. “Ele coloca mulheres negras em posições de subalternidade e de pouca influência. Dentro das empresas não é diferente, porque elas são um espelho da sociedade.”

Nossa entrevistada afirmou que, segundo a pesquisa da 99jobs, a maioria das mulheres negras em posições de liderança, no Brasil, ocupam cadeiras de média gerência, como coordenação e supervisão. E muitas exercem funções que são típicas da média gerência sem ocupar esses cargos oficialmente – nem receber uma remuneração adequada para isso.

“As mulheres negras em cargos de liderança geralmente têm menor orçamento em suas mãos”, afirma Priscila. “Têm menos poder de influência e decisão, e muitas vezes têm que dividir projetos… Então, acho que ainda temos um longo caminho pela frente [para alcançar um mundo corporativo mais diverso e inclusivo].”

Continua após a publicidade

A executiva da 99jobs defende que, nessa busca, duas coisas são fundamentais: representatividade e discussões baseadas em gênero, raça e classe. “Esse é o grande desafio. Se não levarmos esses três aspectos em consideração, não mudaremos a realidade.”

Confira o episódio completo no canal da Você RH no YouTube. Para mais episódios, clique aqui.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.