Aumenta número de contratações temporárias de profissionais de RH
Aumento significativo das contratações em 2021 tem ligação com o reaquecimento do mercado de trabalho
Assigna, empresa do Talenses Group especializada em contratação temporária, viu as contratações de profissionais de RH neste modelo triplicarem em 2021 na comparação com o ano passado. E pelo menos metade das contrações atualmente são desta área — mais especificamente de Recrutamento e Seleção.
Para acompanhar a recuperação econômica, as empresas precisam contratar. “Por outro lado, ainda não havia segurança para contratação fixa desses profissionais, porque a pandemia ainda estava presente, então as perspectivas para 2021 ainda eram incertas. Nesse caso, a contratação de profissionais de RH temporários foi a melhor solução”, afirma Fernando Pedro, diretor geral da Assigna.
De acordo com Fernando, uma parcela significativa de profissionais de RH se interessam pelo modelo por causa da agilidade na contratação e por terem a oportunidade de conhecer diferentes estruturas de trabalho, ampliando o networking.
Uma vantagem para as empresas é a de encontrar um profissional adequado rapidamente — as vagas são fechadas em até cinco dias úteis. “Além disso, não há a necessidade de possuir um headcount dentro de sua equipe para esta contratação, ‘onerando’ a folha de pagamento da empresa”, afirma o diretor da Assigna.
Para o contratado, o modelo permite experiências em diversos setores, além de um poder maior de escolha para determinar quando e onde trabalhar. “É também uma ótima oportunidade para aqueles que estão no mercado à procura de um novo emprego, já que 70% das nossas vagas são fechadas com profissionais desempregados”, afirma Fernando.
Legislação
Com as mudanças na legislação trabalhista, o mercado começou a enxergar uma oportunidade em trabalhar projetos com começo, meio e fim. Por isso, para Fernando, essa seria uma tendência para diversas áreas, e não só para o RH.
Sancionada em 2017, a reforma trabalhista refletiu na contratação temporária. Se antes os contratos tinham duração de até três meses e qualquer renovação dependia de autorização do Ministério do Trabalho, agora eles podem ser firmados por um prazo de até seis meses. E há, também, a possibilidade de renovação automática por mais três meses.
“Acredito que, na área de RH, a principal divisão que terá esse tipo de contratação são as posições de talent acquisition, que acompanham o volume de demanda do mercado. Ou seja, quanto mais o mercado estiver em alta, mais contratações as empresas precisarão fazer”.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.