Conexão emocional é mais importante do que a física no trabalho
Focar a proximidade emocional dos funcionários, e não a física, é mais eficaz para fortalecer a cultura corporativa
studos da consultoria Gartner indicam que a conexão dos profissionais com a cultura da empresa pode aumentar 27% quando há proximidade emocional com o trabalho. Já a proximidade física por si só não tem impacto no engajamento com a companhia.
A proximidade física acontece quando os funcionários são vistos e criam laços por proximidade. Se existe uma intenção para as pessoas estarem no local mesmo podendo atuar à distância, o escritório tem o potencial de satisfazer um dos desejos mais básicos do ser humano: o de pertencimento. Já a emocional ocorre quando os profissionais se sentem vistos, reconhecidos e valorizados, conectados a algo maior do que eles mesmos — por exemplo, a uma equipe, um projeto ou um propósito. Em um ambiente pré-pandêmico, as proximidades física e emocional ocorriam juntas e naturalmente.
O pior dos cenários constatados pelo estudo, do qual participaram mais de 3.500 profissionais, foi quando o funcionário fica sozinho no escritório.
Momentos que importam
Em vez de exigir que os funcionários voltem ao escritório com mais frequência, a liderança deve encontrar maneiras de nutrir a proximidade emocional sem depender da física. Para isso, é preciso fazer com que as pessoas se sintam valorizadas e parte de algo maior novamente, independentemente do local em que trabalham. Estes são os cinco principais momentos que importam para o engajamento com a cultura corporativa, segundo estudo com 4 mil participantes:
1. Reconhecimento de pares
Três em cada cinco funcionários dizem que os momentos de reconhecimento dos colegas criam um forte senso de conexão à cultura da empresa. Os líderes e o RH podem incentivar essas práticas reservando parte de algumas reuniões para agradecer pelo trabalho de determinados profissionais, organizando celebrações virtuais ou enviando vales-presente em datas comemorativas.
2. Feedback formal
As avaliações de desempenho são o segundo momento mais significativo para a conexão. Daí a importância de a gestão reconhecer as contribuições individuais para o sucesso da equipe. Quando a melhoria é necessária, os líderes devem apoiar e oferecer soluções para ajudar os funcionários a atingir os objetivos, levando em consideração suas circunstâncias pessoais e seu bem-estar.
3. Apoio em situações difíceis
Em um ambiente híbrido ou remoto, os profissionais às vezes não conseguem escapar das distrações ao trabalhar em casa. Os líderes devem se preparar para interrupções pessoais na rotina dos funcionários, desenvolvendo a empatia como fariam com qualquer outra habilidade: com treinamento e prática.
4. Celebração de resultados
Quando as equipes atuam à distância, podem nem perceber quando um trabalho do qual participaram foi concluído e se houve sucesso na realização dele. Os gestores
devem aproveitar o ambiente virtual para elogiar um trabalho bem-feito — mas de forma sincera, comentando os principais pontos.
5. Compartilhamento de propósito
O quinto momento mais relevante para a criação de conexão acontece quando os funcionários ouvem os líderes falarem sobre o propósito organizacional. Os gestores devem comentar funções individuais, de equipes e da empresa, porque isso permite que cada um perceba que contribui, mesmo à distância, para algo maior.