Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Itaú revoluciona seus programas internos de gestão de pessoas

O banco planeja uma grande transformação para os próximos anos e busca por profissionais do futuro

Por Letícia Furlan Atualizado em 12 nov 2021, 10h28 - Publicado em 17 nov 2021, 07h00

Desde 2019, o Itaú vem passando por uma transformação interna, batizada de iVarejo 2030, para aumentar o acesso dos clientes aos serviços digitais e reformular a rotina nas agências, oferecendo uma experiência de atendimento mais integrada com o mundo virtual.

Acompanhando esse movimento, o banco criou iniciativas na área de recursos humanos para atrair e desenvolver pessoas alinhadas às novas necessidades. “Consideramos essencial que os profissionais do futuro sejam tecnológicos e conectados, adaptáveis, transformadores, orientados por dados e, acima de tudo, humanos”, afirma Renata Oliveira, diretora da área de pessoas do Itaú.

Uma das ações realizadas foi a revisão da metodologia de trabalho, que pretende criar um ambiente menos hierárquico e mais propício à inovação. E o modelo de avaliação de desempenho foi renovado, passando a considerar, além dos resultados alcançados, o desenvolvimento de carreira e os comportamentos esperados para cada cargo e também pelo banco.

Outro novo programa é o Desenvolve, de aprendizagem contínua, que dá aos funcionários a oportunidade de personalizarem suas trilhas de desenvolvimento. “Definimos as competências técnicas e comportamentais para cada cargo e segmento de atuação, para que as pessoas tenham clareza das habilidades e dos conhecimentos que precisam aprimorar em cada degrau de sua carreira”, diz Renata. Para a equipe comercial, a instituição definiu ainda um novo sistema de reconhecimento, que leva em conta a satisfação do cliente, e não apenas a produtividade.

Com os redesenhos, a expectativa do Itaú para os próximos anos é que 50% da receita do banco de varejo venha dos canais digitais, com um número quatro vezes maior de acessos virtuais em comparação ao observado hoje.

Continua após a publicidade

Publicidade