Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

O que aconteceu no primeiro dia do CONARH 2024

O maior congresso brasileiro de RH começou nesta terça (27) em São Paulo – e abordou temas como saúde mental, D&I, sustentabilidade e inteligência artificial.

Por Redação
Atualizado em 24 out 2024, 09h04 - Publicado em 28 ago 2024, 17h55
Um evento com diversas pessoas sentadas diante de um palco, que possui dois homens em pé.
 (CONARH/Divulgação)
Continua após publicidade

Na última terça (27), a 50ª edição do CONARH começou em São Paulo. Trata-se do maior evento brasileiro sobre recursos humanos, com palestras e debates sobre o futuro do trabalho – além de centenas de estandes onde empresas do ramo apresentam seus produtos e serviços aos visitantes.

O primeiro dia do congresso, que vai até quinta-feira (29), tratou principalmente sobre saúde mental, diversidade e inclusão, inteligência artificial e sustentabilidade. Na cerimônia de abertura, o presidente da Associação Brasileira de RH (ABRH) Paulo Sardinha afirmou que esta é uma edição histórica do evento.

“No ano passado, quase 33 mil pessoas participaram do CONARH, e tivemos 98% de aprovação. Na edição deste ano, esperamos receber 40 mil pessoas – e temos a responsabilidade de manter esse patamar [de qualidade].”                    

No auditório principal, a primeira rodada de palestras simultâneas abordou temas essenciais para o mundo corporativo: a importância de cuidar do bem-estar dos colaboradores (e os desafios de fazê-lo); diversidade e inclusão com foco em gerações; o desenvolvimento de líderes e equipes; e a inteligência artificial como ferramenta para promover acessibilidade.

Na segunda rodada de palestras, mais especialistas analisaram tecnologias que estão transformando empresas, falaram sobre a importância de construir uma cultura de confiança e segurança psicológica nas organizações e discutiram como o ESG pode ser fundamental para a longevidade de uma companhia. 

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o casal Dudu e Iara Xavier apresentaram o “Caçadores de Bons Exemplos”, uma curadoria de projetos sociais brasileiros, destacando iniciativas que geram impacto positivo na sociedade. (Clique aqui e conheça.)

À tarde, a cantora Paula Lima se apresentou no auditório principal. Em seguida, o comediante Paulo Vieira introduziu uma palestra de Paulo Marinho, neto de Roberto Marinho e atual presidente da Globo. Baseando-se em perguntas da jornalista Aline Midlej, o executivo detalhou a transformação cultural da empresa – que estaria sendo fundamental para a evolução do negócio. 

“O mercado de mídia está em constante transformação. Por isso, passamos por um processo de integração das empresas do Grupo Globo, principalmente para trazer novas competências – sobretudo as digitais”, afirmou Paulo.

Continua após a publicidade

Em seguida, uma nova rodada de palestras simultâneas. Dessa vez, especialistas trataram sobre os impactos da inteligência artificial na gestão de pessoas, falaram sobre o bem-estar parental no mercado de trabalho, discutiram sobre a relação entre o bem-estar dos líderes e a performance de suas equipes, e exploraram a intersecção entre cultura digital e comportamento.

O ator Marcelo Serrado ainda deu uma palestra sobre a necessidade urgente de falarmos sobre saúde mental no ambiente de trabalho. “Eu nunca me vi como um palestrante”, ele afirmou, “até receber o convite do [setor de] RH de uma empresa para falar sobre a minha saúde mental – e acho que isso me conectou com as pessoas”. Marcelo fez um convite à plateia: “O primeiro passo para falar sobre esse assunto é aceitarmos nossa vulnerabilidade”.

Durante a última rodada de palestras do auditório principal, o CONARH discutiu a cultura enquanto estratégia empresarial, a diversidade em conselhos corporativos, os novos modelos de trabalho, a crise climática e o futuro das empresas sob a ótica do ESG.

Continua após a publicidade

Para Marcelo Pirani, diretor de gestão da ABRH, o saldo do primeiro dia foi positivo. “O evento segue com sua programação rica e diversificada, dando voz a mais debates transformadores e fundamentais para a gestão e desenvolvimento humano e social.”

Compartilhe essa matéria via:

As empresas estão mudando. O tempo todo. Fique por dentro: acompanhe a Você RH no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.