Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

RHadioCast: presidente da ABRH-SP discute inclusão, tecnologia e futuro do trabalho

Em novo episódio do videocast, Luiz Eduardo Drouet explica as iniciativas da maior entidade brasileira de RH – e fala sobre os principais desafios da área.

Por Luisa Costa
26 ago 2024, 18h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Imagem do Luiz Eduardo Drouet, presidente da ABRH-SP.
     (RHadioCast #23/Youtube/VOCÊ RH)

    No 23º episódio do RHadioCast, publicado nesta segunda (26), entrevistamos uma autoridade quando o assunto é gestão de pessoas: Luiz Eduardo Drouet, presidente da seccional São Paulo da Associação Brasileira de RH (ABRH-SP). Durante o bate-papo, ele contou sobre sua trajetória profissional, explicou as iniciativas da organização e discutiu temas relevantes para o futuro do trabalho, como inclusão, propósito e flexibilidade.

    Caso você não esteja familiarizado, o objetivo da ABRH é contribuir para o desenvolvimento dos profissionais de recursos humanos, promovendo eventos que discutem desafios e tendências da área, organizando grupos de estudo e oferecendo programas de mentoria. “Nós acreditamos que, dessa forma, podemos contribuir com o desenvolvimento de todo este ecossistema [o mundo corporativo] e gerar um impacto positivo na sociedade”, afirma Luiz Eduardo.

    Confira abaixo o episódio completo, disponível no canal do YouTube da Você RH e no Spotify.

    Continua após a publicidade

    Futuro do trabalho

    Durante a entrevista, Luiz Eduardo defendeu: “Não podemos pensar em um futuro do trabalho que não seja mais diverso e inclusivo”. É fundamental, por exemplo, que as empresas e os profissionais de RH considerem o fato de que, cada vez mais, por necessidade ou escolha, as pessoas vão parar de trabalhar mais tarde na vida.

    Hoje mesmo há organizações cujo quadro de colaboradores tem cinco gerações. Como acolher e atender às demandas de funcionários com idades tão diferentes? “A flexibilidade tem sido uma resposta às necessidades de diferentes gerações no mercado”, afirma Luiz Eduardo. “Por isso se tornou um tema central para as empresas [nos últimos anos].”

    O presidente da entidade também defendeu a inclusão como agenda estratégica – não apenas sob a perspectiva do capital humano, mas também de responsabilidade social – e discutiu o uso da inteligência artificial (IA) no RH. “Essas tecnologias têm o potencial de fornecer mais tempo para o RH ocupar um lugar estratégico, realizando tarefas mais críticas e reflexivas.” Luiz Eduardo lembrou a máxima de que “você não será substituído pela IA, mas por alguém que aprendeu a usar IA”.

    Ele também argumentou que, nos últimos anos, as discussões de eventos nacionais e internacionais de recursos humanos ficaram muito parecidas. Uma declaração semelhante a outra, do presidente nacional da ABRH, Paulo Sardinha: ele afirmou em entrevista à Você RH que a qualidade do trabalho de recursos humanos no Brasil não deve nada ao que há de melhor no exterior.

    Continua após a publicidade

    Confira o episódio completo – e saiba de quais temas o RHadioCast já tratou clicando aqui.

    Compartilhe essa matéria via:

    As empresas estão mudando. O tempo todo. Fique por dentro: acompanhe a Você RH no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.