Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Trabalho não traz felicidade, na visão dos paulistas

Segundo Mapa da Felicidade do Estado de São Paulo, 17% acham que o trabalho contribui para a felicidade e só 33% estão "muito felizes" no emprego

Por Letícia Furlan
20 mar 2023, 12h46
Mulher sentada no degrau de uma escada enquanto trabalha
 (Pexels/Buro Millennial/Divulgação)
Continua após publicidade
T

rabalho não traz felicidade. Pelo menos para os paulistas, mostra o Mapa da Felicidade do Estado de São Paulo. Segundo o levantamento, que ouviu quase 6 mil moradores de 71 municípios na primeira quinzena de março de 2023, a espiritualidade é o pilar, entre os 11 pesquisados, que mais influencia a sensação de felicidade. O trabalho foi citado por apenas 17% dos respondentes — e, destes, apenas 33% disseram estar muito felizes com o quesito.

Índice de Felicidade

53% estão muito felizes com a espiritualidade
49% estão muito felizes com a vida
44% estão muito felizes com a família
42% estão muito felizes com a comunidade
36% estão muito felizes com a saúde
37% estão muito felizes com os relacionamentos
33% estão muito felizes com o trabalho
26% estão muito felizes com a segurança
24% estão muito felizes com as finanças
22% estão muito felizes com o governo

Em 2004, quando o estudo foi realizado pela primeira vez, o trabalho não era citado como algo que impactasse a felicidade, seja positivamente, seja negativamente. “À medida em que o tempo foi passando, o trabalho foi tendo um protagonismo em decorrência da exigência dos tempos modernos”, afirma o estatístico Jorge Oishi, presidente do Instituto Cidades, professor da UFSCar e um dos sócios fundadores da startup ZenBox. “Houve um enxugamento do quadro de funcionários nas empresas, o que influenciou negativamente a percepção de felicidade.” 

Dos respondentes, apenas 26% se disseram muito felizes com a segurança, 24% com as finanças e 22% com o governo. Famílias com renda mensal inferior a 1.320 reais se declararam “muito felizes” (44%), índice acima do observado entre as que recebem mais de 13.200 reais (37%). 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.