Assine VOCÊ RH por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça a empresa na qual fundadora e funcionários trabalham de pijamas

Na rede de beleza e ensino Natalia Beauty, o pijama é uniforme do dia a dia de trabalho. Para a CEO, isso aumenta a igualdade e o bem-estar

Por Elisa Tozzi
20 jul 2021, 07h00

A carreira de Natalia Martins no mundo da beleza começou sem muito planejamento. Em 2015, depois de se casar e se mudar da capital paulista para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, ela começou a administrar uma clínica de estética da qual era sócia com seu marido – antes disso, só havia trabalhado em restaurantes. A clínica se diferenciava por ter uma profissional especializada em micropigmentação de sobrancelhas, técnica que usa uma tintura especial para corrigir falhas ou mudar o desenho dessa região do rosto. Mas a funcionária de Natalia pediu demissão e ela se viu com um grande problema: não tinha mais ninguém para atender as novas clientes e fazer os retoques das clientes antigas. “Decidi que eu mesma resolveria o problema. Fiz o curso no final de 2015 e no ano seguinte já estava trabalhando com isso. E me apaixonei pela técnica”, diz Natalia.

A nova ocupação veio junto de um momento muito desafiador em sua vida pessoal: seu divórcio. Ela se separou do marido e precisou voltar para a São Paulo, sua terra natal. “Eu tinha uma filha pequena, muitas dívidas e meu não aceitava a situação. A única maneira de me tornar independente era trabalhar com o que eu sabia, sobrancelhas”, lembra Natalia.

Mesmo com muita gente dizendo que essa área não daria nenhum dinheiro, ela se encheu de coragem e acreditou na sua intuição. Assim, em 2017, além de atender clientes também começou a dar aulas sobre micropigmentação. Alugou uma sala de 30 m² na Avenida Nove de Julho, região central de São Paulo, e passou a formar suas turmas de alunos. E um dia tudo mudou: Natalia resolveu que as aulas seriam dadas de pijama. “Estava muito frio em São Paulo e eu me peguei com vontade de dar a aula do dia seguinte usando pijama. Fui até a C&A, comprei 17 pijamas cor-de-rosa e falei para as alunas que todas usaríamos pijamas. Foi uma surpresa”, conta Natalia.

Continua após a publicidade

Ela aproveitou o momento para falar sobre sensação de fracasso, auto responsabilidade, empoderamento e igualdade – e que o pijama estava ali para representar todos esses objetivos. “Não tinha mais aquela coisa de uma aluna parecer ter mais condições financeiras do que a outra que precisou vender o carro para fazer o curso. Foi incrível, mostrou que ninguém é melhor do que ninguém”, lembra a empreendedora. E isso foi a guinada para o negócio de Natalia crescer: a foto da turma usando pijama se espalhou e houve um grande aumento na procura pelas. “A chave virou. O pijama me ensinou que quem nos limita somos nós mesmos”, diz.

Ser quem você é

Com as aulas e o desenvolvimento de uma técnica única no mundo em sua área, a nanopigmentação – mais sutil e natural do que a micropigmentação, porque a tintura não adere profundamente na epiderme, Natalia deixou a salinha em que começou sua trajetória para estabelecer a Natalia Beauty em um casarão na Avenida Rebouças, também em São Paulo. Lá, dá aulas sobre a nanopigmentação, atende clientes e vende produtos – inclusive pijamas. Hoje, ela lidera 80 funcionários diretos, 200 indiretos, atua em 12 países e tem 90 afiliados.

E todo mundo trabalha e estuda de pijama. “É uma quebra de padrões. Às vezes alguém começa a trabalhar aqui e diz que não vai se sentir bem, principalmente se veio de uma empresa tradicional. Mas depois de um tempo, começa a se sentir confortável. É como se o pijama fosse mágico: mostra que você pode ser quem é o tempo todo”, diz Natalia.

Continua após a publicidade

Com a pandemia, a empreendedora precisou se reinventar e está colhendo bons frutos: seu negócio triplicou de tamanho depois que começou a ministrar cursos online. “Nunca tínhamos feito e isso foi muito importante para nós, pois ampliamos o alcance no Brasil e no mundo. Traduzimos os cursos para cinco línguas”, explica a fundadora.

Além da estética

Natalia tem uma atuação social que vai além do tratamento de beleza. A nanopigmentação é usada para reconstruir as areolas dos seios em mulheres que tiveram que operar o local no tratamento do câncer de mama. Além disso, agora a empresa está desenvolvendo próteses de silicone que podem ser usadas para reconstruir o mamilo e outras pequenas partes do corpo, como nariz, orelhas e dedos por pessoas que têm má formação ou sofreram algum tipo de mutilação.

“Mexe muito com a autoestima das pessoas. E é esse propósito social, que não é estético, que conecta nossos funcionários. As pessoas sentem que estão contribuindo com algo bom. Apenas trabalhar te deixa oco, o que preenche é dar algo de bom para os outros sem esperar nada em troca”, diz Natalia.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.