Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Shopify incentiva funcionários a recusar reuniões inúteis

O CEO da empresa também recomenda que os profissionais saiam de grandes grupos de bate-papo internos

Por Redação
Atualizado em 19 jan 2023, 10h16 - Publicado em 3 jan 2023, 16h22
Três mulheres conversam em uma reunião apontando um caderno de desenho. Uma delas usa óculos gatinho com armacão preta e detalh branco, outra uma blusa de poá e outra uma camisa branca com top preto
 (Yan Krukau/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
N

a empresa canadense de comércio eletrônico Shopify, é proibido fazer reuniões às quartas-feiras. Agora, novas medidas pretendem levar as equipes a repensar o excesso de encontros. Uma delas é eliminar da agenda as reuniões recorrentes com mais de duas pessoas.

Outra é restringir as que concentram mais de 50 participantes: a partir de agora, elas só podem acontecer em um período de seis horas às quintas-feiras, com um limite de uma por semana. O CEO da empresa, Tobi Lutke, também incentiva que os profissionais se retirem de grandes grupos de bate-papo internos.

A medida tem causado polêmica nas redes entre quem defende a importância dos encontros periódicos, mas grandes empresas, como a Meta, criaram iniciativas para combater os excessos — e não as reuniões necessárias. Entre as orientações para as lideranças estão a de realizar eventos mais curtos e objetivos e, na maioria das vezes, só com a presença de quem vai contribuir para o andamento da conversa.

A ideia desse tipo de estratégia é que os demais funcionários, que precisam ser apenas informados sobre a discussão, recebam o comunicado por e-mail. A recomendação, claro, não se aplica a reuniões em que a proposta é engajar, compartilhar resultados ou confraternizar.

Continua após a publicidade

A prática, apesar de polêmica — já que deve ser adaptada à realidade de cada empresa que queira adotá-la —, parece válida. O número de reuniões online aumentou 153% desde o início da pandemia, indica o levantamento Work Trend Index 2022, da Microsoft, realizado com 31 mil pessoas em 31 países, incluindo o Brasil (leia mais sobre o estudo aqui). O crescimento do tempo semanal gasto nos encontros online desde fevereiro de 2020 foi de 252%.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.