Conheça os cases vencedores de “Futuro do Bem-Estar” na premiação da Você RH
Na categoria, parte do prêmio Melhores Empresas para (se) Bem-Estar, está o campeão entre os 500 inscritos: e é da Gerdau, da diretora Flávia Nardon.

Um sistema que monitora as condições físicas, mentais e socio-ocupacionais dos colaboradores para prevenir riscos. Este foi o case campeão entre todos os cerca de 500 inscritos da premiação Melhores Empresas para (se) Bem-Estar, uma iniciativa da Você RH com o Wellhub, plataforma de bem-estar corporativo. Esse trabalho da Gerdau também foi premiado com Ouro na categoria “Futuro do Bem-Estar” do prêmio.
Premiados com Prata e Bronze, outros dois cases impactantes. Um app que integra atividades físicas, nutrição, sono e saúde mental com suporte de IA, do laboratório farmacêutico Aché, e um programa para gerenciamento de riscos psicossociais da Yara Brasil, empresa de fertilizantes.
Saiba mais sobre cada um desses cases abaixo e confira todos os 18 premiados, de seis categorias, na edição impressa da Você RH, que chega às bancas dia 3 de outubro. Até lá, estamos soltando os vencedores de cada categoria em textos separados, para valorizar ainda mais os premiados, mas com conexão à nossa matéria de capa, que você lê aqui.
FUTURO DO BEM-ESTAR
OURO e RECONHECIMENTO ESPECIAL COMO MELHOR CASE ENTRE AS 6 CATEGORIAS DO PRÊMIO
SISTEMA PRONTOS
GERDAU

Melhor case da categoria e também entre todos os inscritos no prêmio, a iniciativa da Gerdau – maior produtora de aço do Brasil – consolidou um conjunto robusto de iniciativas voltadas ao cuidado integral de seus colaboradores. Guiada pelo propósito de “empoderar pessoas que constroem o futuro”, a companhia demonstra que o bem-estar corporativo pode ser estratégico, inovador e replicável.
Entre as ações, brilha o Sistema Prontos, uma avaliação neuropsicofisiológica computadorizada realizada diariamente por cerca de 17 mil colaboradores no início de cada turno. “Com esse sistema digital, reforçamos o princípio de segurança das pessoas em primeiro lugar”, afirma Flávia Nardon, diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social da empresa.
Com mais de 3 milhões de testes já aplicados, a ferramenta monitora condições físicas, mentais e socio-ocupacionais que podem afetar a prontidão para o trabalho e, assim, prevenir riscos. E, em 2024, o Prontos passou por uma evolução marcante: ganhou recursos de acessibilidade e se tornou mais humanizado, incorporando BI e inteligência artificial para classificar dados e gerar análises preditivas.
O impacto é mensurável: desde a modernização, a companhia registra análises mais precisas sobre fadiga, estresse e fatores de risco, permitindo intervenções rápidas e direcionadas. Os dashboards interativos, alimentados pelo BI, possibilitam comparar históricos mensais e ajustar políticas de saúde ocupacional em tempo real.
Essas melhorias permitem que lideranças e equipes de Pessoas acompanhem, mês a mês, o panorama da saúde integral de cada profissional. Com isso, a empresa não apenas identifica necessidades de suporte, mas antecipa tendências: utiliza tecnologia de ponta para transformar dados em estratégias de prevenção, equilíbrio e segurança.
Ao receber o reconhecimento máximo da premiação, a Gerdau mostra que não basta reagir a desafios de saúde e segurança. É preciso antecipar problemas, apoiar escolhas saudáveis e construir ambientes onde produtividade e bem-estar caminham juntos.
PRATA
AVATAR DA SAÚDE
ACHÉ

A empresa de laboratórios farmacêuticos se destacou por um programa que unifica todos os benefícios e iniciativas de saúde em um único aplicativo. A solução integra atividades físicas, nutrição, sono e saúde mental com suporte de IA, que sugere missões diárias personalizadas.
“Por meio de uma jornada de autocuidado gamificada, rompemos as barreiras de comunicação e centralizamos a nossa oferta de programas de saúde em uma única ferramenta”, afirma Andreia Vitoriano, diretora executiva de Pessoas & Cultura.
O projeto nasceu de um desafio comum em grandes indústrias: engajar colaboradores em campanhas de saúde mesmo sem um canal de comunicação acessível.
O app oferece feedback nutricional, lembretes de hidratação e medicamentos, telemedicina, psicoterapia online e agendamento de consultas e exames. As missões concluídas geram pontos convertidos em doações para ONGs. Em menos de um ano, mais de 85% dos colaboradores se cadastraram na plataforma e houve aumento de 15% na adesão às campanhas de saúde.
BRONZE
VIVAMENTE
YARA BRASIL

Empresa de fertilizantes, a Yara Brasil foi reconhecida pelo desenvolvimento de um programa para gerenciamento de riscos psicossociais. “O mapeamento desses riscos foi a ferramenta que encontramos para identificar de forma estruturada os desafios que impactam nossos líderes e equipes, estimulando diálogos abertos, confiança mútua e planos de ação concretos”, afirma Luiz Barbosa, gerente de Saúde Corporativa.
Em 2024, os pilotos com a plataforma preditiva AVAX permitiram mapear mais de 500 líderes, oferecendo comparativos e planos de ação baseados em dados quantitativos de saúde mental e psicossocial. Essa abordagem estruturada trouxe credibilidade aos resultados e possibilitou decisões estratégicas de RH.
Os avanços incluem dashboards de indicadores, workshops presenciais e planos para reduzir carga de trabalho e afastamentos, além do “Termômetro do Bem-Estar”, que conecta colaboradores a suporte especializado. Entre 2024 e 2025, já foram realizados cerca de 280 mapeamentos, com índices de risco psicossocial e saúde mental monitorados e em melhoria contínua.