Business partners ajudam a reduzir a rotatividade em TI
Esses profissionais acompanham de perto os funcionários e os conectam aos líderes da empresa, contribuindo para reter os talentos da área.
Acúmulo de demandas, prazos apertados, problemas técnicos. Os profissionais de TI podem sentir alguma pressão ao lidar com tudo isso – e acabarem com a saúde mental prejudicada. Para dar mais atenção a estes colaboradores, algumas empresas estão adotando o cargo de business partner.
Um business partner (ou parceiro de negócios, em português) é um profissional responsável por acompanhar de perto as operações de TI, identificando sinais de estresse e sobrecarga nos colaboradores deste setor, e por fazer a ponte entre eles e as lideranças de uma empresa.
Uma companhia que implementou o cargo de business partner (BP) recentemente é a Zallpy, que desenvolve soluções digitais customizadas. A mudança rolou em 2022 e já mostrou resultados, segundo Mariana Riccordi, head de Pessoas e Cultura da empresa.
“Identificamos casos em que os colaboradores estavam insatisfeitos, pensando em solicitar o desligamento por não enxergarem seu potencial na operação [de TI]. Graças à atuação das BPs, conseguimos reverter o cenário, realocando-os em funções mais adequadas a suas necessidades e objetivos”.
Um BP organiza reuniões regulares para que os funcionários de TI compartilhem ideias e demandas diretamente com a liderança, e atua como mediador destas reuniões. Mas ele também ajuda outros funcionários a planejar suas trajetórias profissionais; trabalha na seleção de talentos; ajuda a organizar iniciativas de engajamento e apoia a liderança no fornecimento de feedbacks.
Mariana afirma: “O resultado da atuação estratégica dos BPs tem sido a redução no turnover da empresa, aumento no eNPS [método que mede o quanto seus funcionários estão dispostos a recomendar seu local de trabalho para outras pessoas] e a melhora no índice de segurança psicológica, avaliado internamente”.