Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Hospital Sírio-Libanês realiza processos seletivos com candidatos anônimos

Pida Lamin, diretora de pessoas e cultura, afirma que o objetivo da iniciativa é eliminar vieses inconscientes no recrutamento.

Por Letícia Furlan
Atualizado em 9 jun 2023, 09h24 - Publicado em 9 jun 2023, 07h00
Pida Lamin, diretora de pessoas e cultura do Hospital Sírio-Libanês
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
O

Hospital Sírio-Libanês passou a fazer “processos ocultos” de recrutamento – o candidato permanece incógnito até o finalzinho da seleção.

Assim, todas as informações relacionadas ao profissional ficam anônimas: desde o encaminhamento do currículo até as entrevistas. O recrutador não tem acesso ao nome, gênero ou idade do talento em potencial, muito menos foto. As entrevistas são feitas com voz distorcida e um avatar no lugar da imagem do candidato. A revelação de sua identidade acontece apenas na fase final, quando só resta um pequeno grupo na disputa.

Segundo Pida Lamin, diretora de pessoas e cultura do hospital, o objetivo é eliminar possíveis vieses inconscientes no recrutamento. “Claro que, isolado, esse processo não garante inclusão. Mas vejo como um grande aliado do RH e dos gestores nesse desafio de ter mais diversidade nas organizações.”

De agosto de 2022 a março de 2023, mais de 90 pessoas participaram desse tipo de seleção. E os resultados confirmaram que o método consegue promover uma equipe mais diversa: dos contratados, 90% são mulheres; 51%, pessoas negras; 30%, LGBTQIA+; e 10% têm mais de 50 anos.

Continua após a publicidade

A novidade começou na área de responsabilidade social, como piloto. Hoje, cinco diretorias do hospital já utilizam o processo.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.