Os desafios do novo vice-presidente de RH do Boticário
Daniel Knopfholz assume vice-presidência de RH e tecnologia do Grupo Boticário para acelerar processo de transformação digital
uando Daniel Knopfholz entrou no Grupo Boticário, 20 anos atrás, sua missão como estagiário de comunicação era ajudar a desenvolver a primeira intranet da empresa, um portal destinado aos funcionários que trazia informações e serviços de RH. Formado em comunicação social e pós-graduado em administração pela Universidade Federal do Paraná, o curitibano chegou ao cargo de gerente de contas para a América Latina da empresa de cosméticos, deixando o grupo para trabalhar na consultoria Oliver Wyman, em 2004. Quatro anos depois, retornou ao Boticário, dessa vez como diretor de varejo em Portugal. Já de volta ao Brasil, assumiu, em 2021, a vice-presidência de tecnologia do grupo, passando a responder também pela equipe de recursos humanos desde setembro de 2022. “Ao assumir essas duas áreas, ajudo a dar velocidade aos processos e coloco as pessoas como protagonistas da transformação digital”, afirma Daniel. “A gente quer deixar a tecnologia mais humana e as pessoas mais tecnológicas.”
O desafio
Para cumprir essa missão, o caminho é dar mais autonomia para os funcionários e as revendedoras, fazendo com que tenham acesso rápido e fácil às informações do negócio. “Há alguns anos, por exemplo, era necessário ligar para o call center para saber saldo e previsão de entrega de mercadorias”, diz. “Hoje isso é feito com um clique pelo aplicativo. Agora queremos trazer essa expertise para dentro, utilizando o conhecimento e a tecnologia para agilizar nossos processos internos.”
A ideia é que a gestão das equipes aconteça de forma mais orgânica, sem a dependência extrema do RH. “Vamos automatizar recursos para que os líderes consigam visualizar dashboards com dados sobre cada funcionário [como salário, tempo de casa, trajetória de carreira], para gerenciar desde as férias da equipe até as promoções”, afirma Daniel.
Além disso, o grupo passou a usar uma ferramenta que substitui a pesquisa anual de clima: as equipes recebem automaticamente uma pergunta por semana no e-mail ou no aplicativo de troca de mensagens corporativas. As questões percorrem temas como nível de cansaço, grau de envolvimento em projetos na companhia e relação com a liderança. “A ferramenta possibilita conversas anônimas e ajuda a ter um medidor de clima em tempo real, o que permite fazer eventuais correções de forma mais rápida a partir do feedback contínuo”, diz Daniel. “Essa iniciativa começou na área de tecnologia e depois foi aplicada na empresa toda. É uma forma de espalhar o conhecimento.” Ao implantar o conceito de RH tech, Daniel espera que o RH assuma um papel mais estratégico. E revela que, em breve, todos os funcionários do grupo terão a oportunidade de fazer treinamentos para aprender mais sobre tecnologia.
Outro benefício trazido pela união das áreas é a consolidação de um projeto iniciado em 2021, o Movimento Um Só Grupo, que reforça a importância da criação de um ambiente de aprendizado e colaboração contínuos. Tudo começou na área de tecnologia, sob o comando de Daniel, com a criação de células de trabalho com equipes multidisciplinares. “Agora queremos consolidar esse formato na empresa toda”, diz o executivo.
A valorização da transformação digital é tão grande que, de 2020 para 2022, a vice-presidência de tecnologia e inovação passou de 200 para 2 mil pessoas.
Esta reportagem faz parte da edição 83 (dezembro/janeiro) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante