Profissionais estão sobrecarregados com convites para reuniões, diz estudo
As recusas e as tentativas de confirmação de presença nos encontros de trabalho dispararam nos últimos dois anos, com aumento de 84% e 216%, respectivamente
O número de reuniões online aumentou 153% desde o início da pandemia, indica o levantamento Work Trend Index 2022, da Microsoft, realizado com 31 mil pessoas em 31 países, incluindo o Brasil. O crescimento do tempo semanal gasto nos encontros online desde fevereiro de 2020 foi de 252%, mesmo com a duração média menor das reuniões.
As conversas rápidas não agendadas, geralmente destinadas à resolução de questões pontuais, aumentaram 8% nos últimos dois anos. Atualmente, 60% das reuniões duram menos de 15 minutos.
Segundo o relatório, os agendamentos sobrepostos aumentaram 46% no ano passado. E, apesar de a taxa geral de aceitação de convites ter crescido apenas 3% no período, as recusas e as tentativas de confirmação de presença aumentaram 84% e 216%, respectivamente.
Os dados também indicam que 42% dos participantes realizam várias tarefas ativas durante as reuniões, como enviar e-mails — esse dado não inclui comportamentos considerados passivos, como ler mensagens recebidas ou navegar na internet.
Outro dado trazido pelo levantamento é o aumento da jornada de trabalho — são 46 minutos a mais, em média, durante a semana. A atuação fora do expediente cresceu 28% durante a semana e 14% aos sábados e domingos. O horário das reuniões também tem se alterado, começando mais tarde às segundas-feiras e com menos encontros no horário de almoço.