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Programa de felicidade corporativa reduz afastamentos em 30%

WTW capacitou 50 colaboradores para compartilharem aprendizados sobre bem-estar. Executiva da empresa defende: cuidar das pessoas é, sim, estratégia de negócio.

Por Izabel Duva Rapoport
11 ago 2025, 14h18
Pétalas de flores e folhas formando o formato de um cérebro dentro da silhueta da cabeça masculina feita de grama sobre fundo amarelo.
 (Andriy Onufriyenko/Getty Images)
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Em 2024, quase meio milhão de profissionais se afastaram do trabalho por conta de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Isso representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior – e é o maior número em pelo menos uma década, segundo o Ministério da Previdência Social. Em 2025, o desafio continua. A média de afastamentos mensais pela mesma razão aumentou 28% no primeiro trimestre.

Diante desse cenário, a consultoria WTW criou um programa de felicidade corporativa para reduzir a ocorrência de afastamentos por questões de saúde mental e fortalecer a cultura de bem-estar no ambiente de trabalho. “Percebemos que falar só de bem-estar não era suficiente: era necessário falar de felicidade como um conceito mais amplo, que conecta propósito, cultura e liderança”, conta a diretora de RH da WTW Brasil, Nancy Quintela.

Assim nasceu a Jornada da Felicidade, um programa que se baseia nos pilares da psicologia positiva, descritos pelo psicólogo Martin Seligman no livro Felicidade Autêntica. São eles: emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado, realizações e vitalidade.

A iniciativa da WTW contempla cinco frentes:

  •         Capacitação da liderança (começando pelo CEO e C-level);
  •         Criação de uma cultura de bem-estar como propósito corporativo;
  •         Expansão do tema para além do ambiente de trabalho;
  •         Ensino de habilidades relacionadas à felicidade; e
  •         Desenvolvimento de métricas e indicadores de impacto.
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Em parceria com a House of Feelings, especialista em treinamentos de saúde mental, a WTW capacitou 50 colaboradores voluntários para assumirem o título de “guardiões da felicidade”. Então, o grupo passou a atuar como um ponto de escuta ativa e apoio emocional no ambiente de trabalho, compartilhando aprendizados sobre bem-estar no cotidiano.

Na área de Operações e TI, por exemplo, três guardiões organizaram um workshop para compartilhar o que aprenderam no treinamento com os colegas. Segundo Andressa Duarte, parceira de negócio de RH da WTW Brasil, o trio estruturou um conteúdo acessível, criou um guia de primeiros socorros emocionais, promoveu rodas de conversa e virou referência de apoio dentro dos seus times. “A House of Feelings trouxe estrutura, profundidade e sensibilidade para transformar nossas intenções em cultura”, afirma.  

Desde então, a Jornada da Felicidade trouxe os seguintes resultados para a WTW:

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  • Redução de 30% nos afastamentos por saúde mental, comparado ao cenário de três anos atrás;
  • Queda expressiva no turnover e nos pedidos de desligamento voluntário;
  • Aumento na atratividade da marca empregadora, com maior engajamento de candidatos nos processos seletivos;
  • Engajamento interno crescente, com maior participação dos colaboradores nas ações promovidas.

“Os indicadores mostram que o cuidado com as pessoas é, sim, uma estratégia de negócio — e que felicidade é um tema que deve estar na pauta da liderança”, afirma Nancy Quintela.

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