RHadioCast: a reinvenção do RH na Sabesp após a privatização
Josué Bressane, diretor de Gente e Gestão na empresa, fala sobre o desafio de criar programas estruturantes e combater os "fantasmas da desestatização".

Nesta segunda (6), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal de entrevistas da Você RH sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, nosso convidado foi Josué Bressane, executivo que assumiu a área de Gente e Gestão da Sabesp em outubro de 2024, três meses após a privatização da empresa de saneamento.
Desde então, o RH da companhia está se reinventando. “Como uma estatal, a Sabesp não desligava as pessoas, não tinha recrutamento, remuneração variável, avaliação de desempenho nem programa de metas”, explica Josué, que se vê diante de um “desafio incrível”.
“Meu papel é justamente criar esses programas estruturantes para área de Gente e Gestão, além de combater os fantasmas que existem em torno da privatização – e falar sobre o futuro da empresa.”
Segundo Josué, muitas pessoas acreditavam que, com a privatização, a Sabesp iria “demitir todo mundo e contratar outras pessoas, com salários menores”, por exemplo. “Isso não é verdade, e você nem consegue fazê-lo em uma empresa técnica [como a nossa], que tem conhecimento instalado tão grande”, argumenta o executivo à Você RH.
A Sabesp fez um Programa de Desligamento Voluntário no último ano e está planejando outro, a pedido dos funcionários. Por enquanto, dois mil profissionais saíram da companhia, e outros mil foram contratados.
Para Josué, tudo isso faz parte do processo de privatização. Embora ele tenha encontrado “um público muito apaixonado pelo que faz” quando chegou à Sabesp, há pessoas que não querem trabalhar em uma empresa privada – ou simplesmente já não se viam na Sabesp. O tempo médio de casa entre os funcionários era de 20 anos. A idade média, 50 anos.
“Então, precisávamos mesmo renovar o quadro [de funcionários] para que a companhia pudesse pensar em seus próximos passos”, argumenta Josué. “Somos a terceira maior empresa de saneamento do mundo, mas nosso objetivo é nos tornarmos a primeira.”
Durante a entrevista, o executivo da Sabesp também argumentou que a privatização da Sabesp tem sido “um projeto de muito sucesso” e que o novo objetivo da empresa é gerar resultados para a sociedade e para os acionistas, “mas com propósito”.
Josué também falou sobre a nova cultura e os novos valores da Sabesp; sobre o que tem feito para reconhecer e valorizar as pessoas que ficaram após a privatização; e sobre a diversidade geracional dentro da companhia, que está aumentando conforme a empresa abre vagas de estágio e trainee. As estratégias para o desenvolvimento de lideranças e para resolver o déficit de mão-de-obra especializada também foram temas tratados no episódio.
Confira abaixo a entrevista completa, disponível no canal da Você RH no Youtube e no Spotify. E clique aqui para conhecer os episódios anteriores do programa.