RHadioCast: as práticas de “bem-estar holístico” da Colgate-Palmolive
Daniel Arouca, diretor de RH na companhia, fala sobre a importância de cuidar da saúde dos colaboradores em quatro dimensões: física, mental, espiritual e financeira.
Na última segunda (1), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH em que entrevistamos executivos e especialistas sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, recebemos no estúdio Daniel Arouca, diretor sênior de RH da Colgate-Palmolive no Brasil.
O tema central da entrevista, conduzida pelo editor-chefe da Você RH, Alexandre Carvalho, foi o “bem-estar holístico” na multinacional de origem americana – ou seja, as políticas e práticas da companhia que visam aumentar a saúde dos colaboradores em quatro dimensões: física, mental, financeira e espiritual.
“No passado, só olhávamos para a saúde física do colaborador. Mas se eu tenho problemas com minhas finanças pessoais, por exemplo, isso pode afetar meu rendimento no trabalho”, argumenta Daniel no início do episódio. “Então, estamos cada vez mais enfatizando essa conexão entre as diferentes dimensões do bem-estar [na Colgate-Palmolive] e criando mecanismos dentro da empresa [para cuidar dessas diferentes dimensões].”
Nosso entrevistado, que trabalha há 23 anos na Colgate-Palmolive, deu dicas sobre como engajar os funcionários nos programas de bem-estar conduzidos pelo RH, dando exemplos dos bastidores da multinacional. Também falou sobre a importância de manter a coerência entre o discurso institucional e a prática cotidiana. “A gente procura sempre trabalhar os valores da empresa com o nosso board, por exemplo, como a honestidade e a ética. Isso porque, se você não dá exemplos do que está defendendo, como a questão do bem-estar, as iniciativas não vão para frente.”
Além disso, Daniel falou sobre “o novo perfil do líder” no mundo corporativo, que passou a agregar questões “mais humanas”, como empatia e escuta ativa, além de aspectos técnicos. “É isso que a gente tem procurado fazer na Colgate-Palmolive: incentivar esse lado mais humano e vulnerável das lideranças, permitindo que os gestores digam ‘eu me equivoquei’.” (A empresa tem até um programa no qual convida executivos a compartilharem momentos de suas carreiras em que falharam – e, mais importante, e os aprendizados que vieram de tais erros.)
Confira abaixo no episódio completo, disponível no canal da Você RH no YouTube. E clique aqui para conhecer os episódios anteriores do programa.
10 previsões para DE&I em 2026
Questionamentos de Aristóteles para uma vida que vale a pena ser vivida
Neurocomunicação: os caminhos da ciência para hackear a atenção dos colaboradores
Por que tantos profissionais se perdem na transição de carreira?
Você RH destaca os melhores profissionais de 2025







