RHadioCast: o impacto da IA na experiência do colaborador
O diretor de tecnologia da Zendesk, Walter Hildebrandi, fala sobre o que há de mais inovador em employee service – e adianta tendências para os próximos anos.

Na última terça (8), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, nosso convidado foi Walter Hildebrandi, diretor de tecnologia da Zendesk, empresa de desenvolvimento de software que oferece soluções de atendimento ao cliente e ao colaborador.
Durante a entrevista realizada pelo editor-chefe da Você RH, Walter defendeu que a adoção de ferramentas de inteligência artificial pode melhorar a experiência do colaborador – tornando mais prática e eficiente, por exemplo, a comunicação entre empresa e funcionário.
“Quando um colaborador precisa procurar informações sobre documentos e benefícios [em diferentes canais], ele está perdendo tempo de trabalho”, argumenta Walter. “Se você oferece um único lugar para o colaborador interagir com a empresa sobre qualquer assunto, com inteligência artificial, você torna essa pessoa mais produtiva.”
O executivo defendeu: se a companhia não atende bem seus funcionários, ela nunca conseguirá oferecer uma boa experiência para seus consumidores. “As empresas estão começando a entender que tratar bem o colaborador não é uma questão simplesmente de bem-estar e de clima organizacional. Isso também gera impactos financeiros para a organização.”
Confira abaixo o episódio completo, disponível no canal da Você RH no Youtube.
Durante o novo episódio, Walter falou sobre os principais desafios que as empresas encontram ao adotar ferramentas de inteligência artificial para atender os colaboradores, como a manutenção da privacidade das informações.
O executivo também falou sobre as competências dos profissionais que se dão melhor na utilização de IA – curiosidade e conhecimento sobre segurança digital –, além de adiantar tendências do employee service para os próximos anos, como a existência de assistentes pessoais (Alexa e afins) capazes de tratar assuntos corporativos.
Saiba mais na entrevista completa – e clique aquiclique aqui para conferir os episódios anteriores do RHadioCast.