Área administrativa lidera ranking de riscos psicossociais
Levantamento da Mapa HDS mostrou que os profissionais do setor lidam com um acúmulo de tarefas e pouca autonomia no cotidiano de trabalho.
Profissionais da área administrativa são os mais expostos a riscos psicossociais nas empresas brasileiras, segundo levantamento da Mapa HDS com 768 trabalhadores entre março de 2023 e agosto de 2024. O grupo registrou os maiores índices de ansiedade (41,24%), estresse (27,11%) e sintomas depressivos (18,46%), além da pior qualidade do sono e maior percepção de assédio (11,54%).
A sobrecarga está ligada à multiplicidade de tarefas, baixa previsibilidade e pouca autonomia. “Mesmo fora da liderança, esse grupo acumula exigências e se torna vulnerável”, afirma Nayara Teixeira, diretora da Mapa HDS.
Gestores apresentaram melhor equilíbrio emocional e menor percepção de assédio. Já os operacionais tiveram os menores índices de estresse e depressão, mas atenção limitada ao autocuidado emocional.
O estudo reforça que os riscos variam por função. A Mapa HDS defende políticas específicas, e vê na atualização da NR-1 uma oportunidade para avanços na saúde mental corporativa.
Este texto é parte da edição 99 (agosto e setembro) da Você RH. Clique aqui e confira outros conteúdos da revista impressa.
O perfil do gestor mudou e as entrevistas de emprego para líderes executivos também
61% dos trabalhadores brasileiros não estão engajados, mostra estudo
Saúde mental nas empresas: do cuidado pontual à cultura contínua
Brasil é o país da América Latina com a maior redução de estresse no trabalho
Vacinação corporativa: base para a saúde organizacional

