Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

RHadioCast: como se adequar à atualização da NR-1?

Em entrevista, o VP de saúde mental da Conexa, Rui Brandão, defende que se adaptar à nova legislação não é um bicho de sete cabeças: é uma evolução cultural.

Por Redação
Atualizado em 11 jul 2025, 13h38 - Publicado em 23 jun 2025, 19h06
Um homem sorrindo de cabelo ondulado e barba vestindo uma camiseta preta.
 (YouTube/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta segunda (23), publicamos mais um episódio do RHadioCast, o programa quinzenal da Você RH sobre as melhores práticas de gestão de pessoas. Desta vez, recebemos Rui Brandão, VP de saúde mental da Conexa, para falar sobre a atualização da Norma Regulamentadora nº1 (ou NR-1).

A norma atualizada entraria em vigor em maio deste ano, mas foi adiada para maio de 2026. Ela exigirá que as empresas incluam a avaliação e a gestão de riscos psicossociais em seus programas de gerenciamento de riscos. Mas o que exatamente isso quer dizer? Rui explicou tim-tim por tim-tim no novo episódio do RHadioCast.

O especialista garante: não é um bicho de sete cabeças se as empresas olharem a necessidade de se adequar como uma evolução cultural. “Assim como você [empresa] investiu em tecnologia e inovação, agora terá que investir nos seus processos de pessoas.” Simples assim.

Confira abaixo o episódio completo, disponível no canal do YouTube da Você RH.

Continua após a publicidade

Ao longo da entrevista, Rui defende que a atualização da NR-1 veio em boa hora. “Nós já quebramos o tabu que existia em torno do tema da saúde mental. Isso é ótimo. Mas, agora, precisamos partir para a ação.”

“Nós, enquanto sociedade, ressignificamos nossa relação com o trabalho. Antes, era um input que gerava um output de recompensa financeira ou de status social. Agora, é um lugar de propósito e realização”, argumenta o executivo. “Isso faz com que a empresa também tenha que ressignificar sua relação com o funcionário. Antes, minha moeda de troca era o salário. Agora, eu preciso ter missão, valores e princípios. Preciso agir de acordo com o que eu falo.”

“De certa forma, estamos buscando mais coerência”, afirma Rui. “Se a gente dedica 9 ou 10 horas por dia ao trabalho, faz sentido que não seja simplesmente uma relação transacional.”

Continua após a publicidade

Durante o episódio, nosso entrevistado explicou o que são riscos psicossociais e como se adaptar à NR-1 atualizada. Também contou a trajetória do Zenklub, que ele fundou em 2016 e fundiu à Conexa em 2024. E trouxe dados: segundo um estudo de sua companhia, que ouviu 10 mil funcionários de empresas tech, quem usa o benefício de assistência psicológica é mais engajado e produtivo. Ponto para a saúde mental.

Confira na entrevista completa. Clique aqui e conheça os outros episódios do RhadioCast.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.