Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Os funcionários da sua empresa estão sofrendo com excesso de lives?

Aprenda como fazer uma curadoria de conteúdo para que os profissionais não se percam em lives, webinars e textos que não fazem o menor sentido

Por Redação Atualizado em 10 dez 2020, 20h48 - Publicado em 6 ago 2020, 12h22

A proliferação de lives, webinars e cursos educativos online durante o isolamento social vem colocando os gestores de Recursos Humanos diante do desafio: filtrar o que tem relevância e o que realmente responde às expectativas e necessidade dos funcionário em uma época de tanto conteúdo disponível online. Sem curadoria, as pessoas correm o risco de sofrer de “infoxicação”, uma expressão criada em 1996 e que exemplifica o excesso de informações que nos impacta. Isso já era comum no passado, mas ganhou força durante a quarentena.

Se o RH não tiver um olhar cuidadoso para o que faz – ou não – sentido de ser compartilhado nas equipes, corre-se o risco de o conteúdo desagradar. Tanto que uma pesquisa realizada pelo Podcast Caos Corporativo, veiculada em seu episódio Deus me Lives!, identificou que, na quarentena, 42% das pessoas consideram os conteúdos trabalhados nas lives irrelevantes, repetitivos e sem profundidade.

“Atualmente, as pessoas não navegam na internet, elas naufragam. São ondas e mais ondas de notícias que as afogam em um mundo de incertezas e com um turbilhão de tendências, dicas e pessoas falando sobre assuntos complexos, mas de maneira rasa. Estamos realmente vivendo na era da infoxicação”, diz Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group, empresa de educação digital .

Como filtrar o conteúdo

“Muito mais do que simplesmente escolher um tema a ser abordado, é preciso compreender se o proposto tem relevância para os colaboradores, se entrega valor e responde expectativas”, explica Ana Paula, gerente de Pessoas & Cultura do DOT digital group.

A seguir, confira cinco passos para realizar esse processo de forma eficiente:

1. Pesquise

Busque acompanhar notícias e artigos, identifique as melhores fontes. Dê sentido aos conteúdos oferecidos, de acordo com os interesses da empresa e o perfil profissional dos funcionários.

Continua após a publicidade

2. Opte por conteúdos curtos

Dificilmente será possível manter a atenção e interesse do público com conteúdos muitos extensos. O recomendável é optar por temas e tópicos pequenos, que possam ser trabalhados de maneira contínua e com profundidade.

3. Compartilhe

Identifique quais são os melhores canais de comunicação que podem servir de vitrine para os conteúdos.

4. Traga novidades

Uma boa curadoria de conteúdo é aquela que se mantém sempre bem atualizada. Por isso, revisite fontes e alimente os resultados e informações da primeira versão.

5. Avalie o que tem funcionado

Curadoria serve para saber o que importa para um público específico. Por isso, é sempre bom analisar como as informações estão sendo consumidas, que tipo de reação estão causando e, principalmente, se estão fazendo a diferença na rotina das pessoas.

 

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue no caminho para se tornar uma referência. Assine VC RH e continue lendo

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da VOCÊ RH, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Cobertura de cursos e vagas para desenvolvimento pessoal e profissional.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo da VOCÊ RH! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da VOCÊ RH, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Pautas fundamentais para as lideranças de RH.

Cobertura de cursos e vagas para desenvolvimento pessoal e profissional.

Receba todo bimestre a VOCÊ RH impressa mais acesso imediato às edições digitais no App VOCÊ RH, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês