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80% dos profissionais já sentiram que estavam ficando obsoletos

Um terço dos brasileiros investiu em cursos e certificações no último trimestre. Mas é fundamental buscar outras fontes de conhecimento.

Por Redação
3 mar 2025, 18h00
Fotografia de uma mulher cansada que dormiu na mesa enquanto trabalha no computador.
 (Farknot_Architect/Getty Images)
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Oito em cada dez profissionais já sentiram que estavam ficando para trás em suas profissões, segundo uma pesquisa da DataCamp, plataforma de cursos de dados e inteligência artificial, que também investigou o que fazem os brasileiros para não se sentirem defasados.

O levantamento mostrou que, para se atualizar profissionalmente, 61% dos brasileiros costumam fazer cursos de curto prazo. O segundo método mais comum é consumir vídeos educativos na internet: 60% dos profissionais recorrem a eles. Na sequência, aparecem a leitura de artigos e publicações acadêmicas; e o acompanhamento de redes sociais de profissionais das áreas de interesse.

Martijn Theuwissen, COO da DataCamp, afirma que os cursos fornecem uma bagagem robusta aos profissionais e podem ser uma porta de entrada para outras certificações. “No entanto, é essencial que os profissionais busquem outras fontes de conhecimento alternativas para complementar sua experiência. Acompanhar notícias, tendências, e mesmo as trends das redes sociais hoje em dia pode ser tão importante quanto um conhecimento teórico e prático. É a combinação dos campos para realização de um trabalho que busque sempre estar alinhado com o mercado”, afirma Martijn.

A maioria dos respondentes (33%) investiu em cursos e certificações nos últimos três meses. Outros 25% investiram no último ano; 21%, nos últimos seis meses. Apenas 22% não procuraram se atualizar nos últimos doze meses ou realmente nunca investiram em cursos.

“O engajamento e a frequência de estudo dos brasileiros demonstra o desejo de alcançar uma evolução profissional. O interesse pela busca dos cursos de curta duração também está alinhado a esse momento. Em um momento em que todos parecem estar correndo contra o tempo, esse é um método eficiente para se atualizar, desbravar novos campos e se destacar dentro do mercado”, afirma Martijn.

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“A IA é um dos melhores exemplos do momento: ela já vem demonstrando seu potencial para transformar o mercado de trabalho, podendo transformar algumas profissões, mas também impulsionando a criação de novas oportunidades para quem acompanha essa evolução. O essencial agora é aprender a usá-la a seu favor, e investir em cursos na área pode fazer toda a diferença”, conclui o especialista.

O estudo ouviu 500 profissionais de todo o país por meio de questionários online em fevereiro.

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