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Rafael Souto

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CEO e fundador da Produtive, consultoria especializada em gestão e transição de carreira, e membro do conselho da Amcham.

A diversidade nas empresas precisa ser um retrato fiel da vida

A maioria dos negócios ainda não leva em conta a composição completa da nossa sociedade. Saiba por que isso é um tiro no pé.

Por Rafael Souto, colunista da VOCÊ RH
26 jun 2024, 18h56
Vários botões de tamanhos, cores e formas distintas.
 (Natalia Lebedinskaia/Getty Images/Reprodução)
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Não é de hoje que especialistas ao redor do mundo defendem que a diversidade fortalece a inovação e a criatividade nas organizações. Mas a causalidade, essa sempre foi mais difícil de provar. Porém estudos recentes dão pistas concretas dessa relação. Segundo a Korn Ferry, empresa de consultoria organizacional, companhias diversificadas e inclusivas têm 76% mais probabilidade de ver ideias serem produzidas – e receitas de inovação 19% mais elevadas. Outra investigação, agora da Harvard Business Review, mostra que as equipes resolvem problemas de forma mais rápida quando são diversificadas em termos de idade, etnia, gênero e cognição. A diversidade cognitiva, por exemplo, pode aumentar a inovação em até 20%, segundo a Deloitte.

Para formar um grupo verdadeiramente diverso, as empresas devem trabalhar com intencionalidade desde o recrutamento e seleção, e olhar o tema tendo como base dados mais profundos, como questões demográficas, sociais e neurodivergentes, além de idade, etnia, gênero e todas as suas interseccionalidades. No entanto, o que acontece é que a maioria das empresas ainda não leva em conta a composição completa da nossa sociedade. É fundamental ressaltar, também, que a diversidade nos negócios não significa apenas cumprir cotas, mas, sim, reunir as melhores equipes com diferentes experiências e perspectivas. As organizações mais estratégicas já perceberam que a diversidade não é apenas uma questão de justiça social, mas uma maneira de fomentar o desenvolvimento de novas ideias. Afinal, ao pensar em desenvolver produtos ou serviços, por exemplo, é natural que uma ampla gama de experiências, perfis e comportamentos impulsione novos pontos de vista.

Melhor resultado financeiro também

Há mais evidências que comprovam essa lógica. Por décadas estudando o assunto, a consultoria McKinsey divulgou recentemente seu quarto relatório sobre a importância da diversidade para o resultado dos negócios. Foram ouvidas 1.265 empresas, em 23 países, e o resultado aponta que as com maior diversidade étnica e de gênero nos seus Conselhos de Administração têm 27% mais probabilidade de apresentar um desempenho financeiro superior.

Ou seja, investir em D&I precisa ser uma preocupação que também chega ao topo da pirâmide e se correlaciona com um melhor poder de mudança na companhia como um todo. Isso, por sua vez, está ligado ao cascateamento para as demais lideranças e ao engajamento dos funcionários.

Cada vez mais empresas notam a ligação entre os pontos e percebem que, além da diversidade que prioriza grupos sub-representados, a diversidade cognitiva é uma forma de navegar pelos cenários complexos, voláteis, mutáveis e ambíguos em que vivemos. Por meio dela, obtemos um capital humano que integra diferentes visões de mundo, culturas, experiências e conhecimentos, com alta adaptabilidade e capacidade de resolver problemas.

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Por isso, cabe às lideranças estimular esses encontros de histórias diferentes e preservar a segurança psicológica das equipes, para que cada um possa ser exatamente quem é, sem medo ou julgamento. Dessa forma, os times notam na prática o comprometimento com a diversidade em todos os aspectos e têm mais probabilidade de propor novas ideias, tentar formas diferentes de trabalho e melhores práticas. A diversidade precisa, de uma vez por todas, retratar a vida como ela é fora do ambiente corporativo.

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