Usar termos que trazem microagressões no seu contexto prejudica o acolhimento e a segurança psicológica no ambiente corporativo.
Após um longo período de trabalho remoto, ficamos menos tolerantes – e parece que julgar nos convém mais do que fazer acontecer.
A comunicação começa muito antes do momento diante das pessoas. Saiba por quê
Na era da inteligência artificial, entender a complexidade da linguagem e desenvolver o pensamento crítico são práticas urgentes
Dar voz e visibilidade para pessoas dos mais diferentes perfis na companhia, não apenas aos extrovertidos, é uma prática que deve ser diária
Salvamos mil e um conteúdos para ver depois, mas não “ligamos os pontos” e, na hora de trocar palavras, entramos no modo automático
As tendências são uma tentativa de prever o futuro sem bola de cristal, e as retrospectivas uma forma de celebrar o passado sem saudosismo
Conversar e escutar de forma empática, embora pareça fácil, não são habilidades que se conquistam de repente. Saiba como desenvolvê-las
O bom comunicador é, antes de tudo, um bom escutador — dos outros e de si mesmo. Saiba como melhorar a capacidade de ouvir
É possível — e necessário — exercitar a empatia em interações complicadas no trabalho. Saiba como
A gestão e o engajamento são mediados pela linguagem o tempo todo, e isso exige senso de responsabilidade na hora de escrever
Veja também três sugestões culturais — dois livros e um filme — inspiradoras sobre o assunto
Com o crescimento de redes sociais internas e de grupos de afinidade, é comum que o humor esteja cada vez mais presente no mundo corporativo
Seja falando em público ou para engajar sua própria equipe como gestor, a comunicação é uma das competências mais valorizadas em vários contextos
Novo modelo exige práticas de gestão que se pautem por colaboração, autonomia e clareza na definição de metas e resultados
Um ambiente que ofereça segurança psicológica, valorize vozes diversas e permita o diálogo genuíno entre as pessoas é essencial para a colaboração
Muitas agressões são naturalizadas na nossa sociedade — e é aí que mora o perigo de criar muros quase intransponíveis entre as pessoas
Assim como em março de 2020, desencontros de informação, incertezas e (re)readaptações voltaram com a Ômicron
Em vez de metas e de foco nos resultados, que tal se abrir para dialogar em 2022?
Festas de fim de ano precisam refletir o que foi semeado e cultivado diariamente na empresa