Curso gratuito de formação offshore lança 42 vagas exclusivas para mulheres
Iniciativa da Petrobrás, Foresea e outras empresas oferece capacitação profissional para atuar como auxiliar de plataforma. Inscrições vão até 10 de setembro.

A cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, recebe, pela primeira vez, um curso profissionalizante offshore voltado exclusivamente para mulheres que desejam atuar como auxiliares de plataforma em sondas de completação e perfuração no setor de óleo e gás. “Esta é a função primária mais importante em uma sonda de perfuração”, diz Hygo Souza, diretor de pessoas e gestão da Foresea, que se juntou à Petrobrás e outras empresas da área para lançar este projeto. “É o início da construção de uma carreira em um setor que se encontra extremamente aquecido”, completa.
Com o objetivo de ampliar a participação feminina na indústria offshore, tradicionalmente dominada por profissionais homens, o “Curso de Formação Profissional Offshore – Mulheres na Área” promove conhecimento técnico, habilidades práticas específicas e a preparação necessária para os desafios do trabalho.
Diversidade em alto-mar
Para participar, é preciso ter formação técnica completa em áreas como mecânica, eletrotécnica, eletrônica, eletromecânica, mecatrônica, automação ou segurança do trabalho. Também deve residir em Macaé ou Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
100% gratuita, o curso oferece, além da formação, bolsa para transporte e alimentação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 10 de setembro por meio desse site.
O início das aulas, ministradas com o apoio da Firjan SENAI, está previsto para 6 de outubro, em formato presencial, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira). Ao todo serão oferecidas 42 vagas. “Além de aproximar as profissionais das necessidades das empresas, a capacitação amplia as oportunidades de ingresso e desenvolvimento para mulheres dentro das operações offshore”, afirma Hygo.