Microsoft, Santander e Klabin oferecem cursos intensivos e gratuitos em tecnologia
Com inscrições até 19 de outubro, bootcamps são independentes e vão acontecer na DIO, plataforma de educação e empregabilidade tech.

Em parceria com mais de 260 empresas e organizações, há sete anos, a plataforma DIO, especializada em educação e empregabilidade tech, vem oferecendo uma série de bootcamps, cursos gratuitos e intensivos para profissionais da área de tecnologia e inovação.
Neste mês, pelo menos 50 mil bolsas com certificados estão disponíveis no canal, por meio de programas independentes de companhias como Klabin, Microsoft e Santader. As inscrições vão até 19 de outubro e podem ser feitas no site da plataforma, onde é possível verificar outros cursos, ou diretamente nos canais específicos listados abaixo.
Klabin: formação prática em análise de dados
A produtora e exportadora de papéis para embalagens, Klabin, acaba de lançar o bootcamp de análise de dados com Excel e Power BI. Os conteúdos variam entre gravados, feitos pela DIO, e mentorias ao vivo, conduzidas por especialistas da empresa. Inscrições aqui.
Baseada em microlearning, a metodologia oferece 5 mil bolsas com certificação prática por meio de questionários, desafios de código e projetos aplicados, e uma trilha de conteúdo com 97 horas em SQL, Power BI, Excel e Power Query. O objetivo é preparar os participantes para transformar dados em insights estratégicos e tomar decisões embasadas.
Ao final do programa, os formandos terão destaque na plataforma Talent Match, que facilita o contato com recrutadores de empresas parceiras da DIO, e serão cadastrados no banco de talentos da Klabin. “O bootcamp é a escolha ideal para profissionais que querem acelerar sua carreira e se destacar no mercado de tecnologia, conectando conhecimento técnico com oportunidades reais de emprego”, comenta Iglá Generoso, CEO da DIO.
Santander: automação, programação e ciência de dados
Do nível básico ao avançado, a 2ª edição do Santander Bootcamp 2025 oferece 30 mil bolsas com foco na capacitação de talentos em desenvolvimento de software, para uma jornada com aulas teóricas, projetos práticos, desafios de código e mentorias conduzidas por especialistas que já atuam no mercado tech. Neste caso, as inscrições devem ser feitas pelo Santander Open Academy.
100% online, o bootcamp do banco terá três trilhas de aprendizado complementares: N8N, plataforma de automação de fluxo de trabalho; Lógica de Programação, essencial para estruturar o raciocínio computacional; e Ciência de Dados com Python, linguagem de programação utilizada em análise e modelagem de dados. Os participantes aprovados poderão escolher uma delas.
“O bootcamp é uma forma de democratizar o acesso à formação de ponta, capacitando novos talentos para atuar em áreas estratégicas do mercado digital”, afirma Marcio Giannico, senior head de governos, instituições, universidades e Universia do Santander. Durante o programa, os alunos participarão de um ranking de performance individual, estimulando o desenvolvimento contínuo e competitivo.
Microsoft: Hackathon global de inteligência artificial
Em sua 4ª edição, o bootcamp Microsoft Certification Challenge oferece 15 mil bolsas para profissionais de tecnologia que desejam avançar suas carreiras com certificações oficiais em três trilhas preparatórias. Um dos diferenciais do programa é a oferta de um voucher gratuito para a realização do exame oficial da Microsoft, concedido aos 250 primeiros participantes que concluírem cada trilha.
Além do voucher, quem conquistar a certificação dentro do prazo estipulado estará elegível para participar do Innovation Challenge Hackathon da Microsoft, evento global competitivo que reúne talentos do mundo todo para desafiar e criar soluções inovadoras com tecnologia de ponta. A disputa oferece premiações em dinheiro que chegam a 10 mil dólares.
Na última edição, um time formado por estudantes da DIO, alcançou o 3º lugar, recebendo um prêmio de 2,5 mil dólares. A equipe foi composta pelos brasileiros Adriano, Danilo, Demerson e a canadense Rodica. Para se inscrever nos bootcamps:
- AI-102 – Inteligência Artificial aplicada com Azure e Azure OpenAI (38h)
- AZ-204 – Desenvolvimento de aplicações Cloud Native no Azure (24h)
- DP-100 – Machine Learning e ciência de dados na plataforma Azure (28h)