PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

3 tendências de aprendizagem corporativa, segundo estudo

Intencionalidade, meta-aprendizagem e comunidade: saiba mais sobre os modelos de treinamento e desenvolvimento em alta em 2023

Por Redação
Atualizado em 29 mar 2023, 18h40 - Publicado em 21 mar 2023, 06h33
Três pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa, ao ar livre, enquanto observam a tela de um computador
 (Pexels/William Fortunato/Divulgação)
Continua após publicidade
M

ais de um terço dos líderes se sente inseguro para conduzir, desenvolver e engajar seus times. A constatação foi feita pelo estudo Panorama de Sentimento das Lideranças, conduzido em 2022 pela escola corporativa Sputnik. A instituição entrevistou mais de 20 especialistas e líderes, cruzando dados de pesquisas nacionais e internacionais, para chegar a três macrotendências para a aprendizagem corporativa. “Elas foram diagnosticadas a partir de dois grandes balizadores de negócio cultura, que, dentro do campo educacional, é o que de fato nos faz levar a sério a aprendizagem; e lifewide & lifelong learning, que é a importância de cada funcionário assumir uma jornada de constante evolução, entendendo que todos os momentos e todas as esferas da vida são oportunidades de aprendizagem”, salienta Mariana Achutti, CEO e fundadora da Sputnik.

Confira quais são as tendências

1. Intencionalidade

A intencionalidade auxilia no engajamento e na absorção do conteúdo na aprendizagem, sendo uma ação planejada conectada ao que o profissional é e ao que deseja ser. “Cada vez mais as empresas serão espaços de aprendizagem. Para isso, precisam fazer um diagnóstico do que está funcionando e pode ser replicado. Também precisam entender a dor atual das pessoas, para abordar temas a partir do interesse real delas, e, assim, estimular a intencionalidade. E devem construir grupos de prática, em que as pessoas põem a mão na massa, criam conexão e ajudam a estruturar os conteúdos a partir do que vem da comunidade. Tudo isso nos ajuda a experienciar uma educação não centralizada, fundamental no mundo contemporâneo”, diz Tania Mujica, professora da Sputnik.

2. Metaskilling 

Metaskilling é a capacidade de criar significado e propósito ao que é ensinado. E a melhor forma de fazer isso é incentivar que as pessoas reflitam sobre o conteúdo e criem conexões profundas entre o que aprenderam e a utilidade dos novos saberes na empresa. “A meta-aprendizagem torna o aprimoramento de habilidades (upskilling) ou o desenvolvimento de novas (repskilling) mais eficiente e eficaz, porque o funcionário está mais engajado com o que está aprendendo, e mais consciente sobre como aprende melhor. O metaskilling é promover upskilling e reskilling com mais significado para o funcionário e para o negócio, que vai colher os resultados de jornadas em que os times absorvem melhor os conteúdos, e depois aplicar melhor o conhecimento. Podemos definir essa tendência como a habilidade de se qualificar, algo que as empresas estão precisando cada vez mais”, afirma Mariana. 

Continua após a publicidade

3. Comunidade

Cada vez mais as companhias devem entender que são ambientes de troca, espaço para a aprendizagem colaborativa, local de acolhimento e de encontro com o outro e consigo. E essa última macrotendência só é possível se as outras duas forem seguidas também.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.