Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cai o número de mulheres contratadas para liderar durante a pandemia

Pesquisa do LinkedIn revela que há um regresso de um a dois anos no índice de recrutamento de mulheres para cargos de gestão sênior. Entenda

Por Redação
Atualizado em 23 out 2024, 13h29 - Publicado em 26 jul 2021, 08h00
Imagem mostra uma mulher negra sentada atrás de um notebook branco e olhando para o horizonte
 (Christina Wocintechchat/Unsplash)
Continua após publicidade

A pandemia tem afetado negativamente as carreiras das mulheres no Brasil. De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no último trimestre de 2020, a participação das mulheres no mercado de trabalho era de 45,8% – o índice mais baixo desde 1990. Sobrecarga de trabalho doméstico e profissional e atuação em setores que sofreram muito com a crise da covid-19 são algumas das explicações para esse índice.

E agora outra pesquisa traz um dado também alarmante: a contratação de mulheres para cargos de lideranças caiu durante a pandemia. O levantamento, feito pela rede social LinkedIn, revela que há um regresso de um a dois anos no índice de recrutamento de mulheres líderes. Segundo o Relatório Global de Gênero do Fórum Econômico Mundial, serão necessários 69 anos para solucionar a igualdade de gênero na América Latina.

Para analisar a carreira feminina, o LinkedIn mapeou 99 empregos com alta demanda em 20 economias, inclusive o Brasil. Quatro áreas aumentaram a proporção de mulheres contratadas para cargos de gestão sênior: software e serviços de TI, serviços financeiros, saúde e manufatura. As que tiveram as quedas mais acentuadas foram: recreação e viagens, varejo, educação e serviços profissionais.

O LinkedIn também aponta que, mundialmente, mulheres se candidataram a 11% menos empregos no ano passado em comparação com os homens. De acordo com elas, a falta de networking é o maior obstáculo. Aparecem ainda fatores como falta de experiência e habilidades, além de competitividade do mercado.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.