Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99

58% dos profissionais do mundo até 2030 serão da Geração Z

Empresas vêm se adaptando para atender nova demanda e atrair talentos. Atualmente, mais da metade oferece programas de desenvolvimento.

Por Izabel Duva Rapoport
10 set 2025, 18h43
Grupo de quatro jovens, duas mulheres e dois homens, um escritório.
 (Halfpoint Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Uma das principais causas atuais de transformação do mercado é a presença da Geração Z cada vez mais ativa nos ambientes de trabalho. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, pessoas que hoje têm entre 16 e 30 anos, devem representar 58% dos profissionais globalmente até 2030.

Uma pesquisa realizada pela The National Society of High School Scholars (NSHSS) indica as preferências específicas dessa parcela da população na hora de buscar um emprego: 28% citaram o tratamento justo entre funcionários, 25% optaram pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e 14% destacaram a responsabilidade social corporativa como prioridade.

O estudo revela ainda que 86% valorizam oportunidades de desenvolvimento profissional no ambiente de trabalho e que 63% consideram o tempo livre remunerado um benefício essencial na relação com as empresas. Por outro lado, a tecnologia é vista com cautela por esses jovens. Para 59%, a inteligência artificial terá mais impacto negativo do que positivo nos próximos dez anos. Além disso, 62% afirmam que estão preocupados com a substituição de vagas por automação e algoritmos. 

Esses dados, segundo o relatório, indicam um perfil profissional que busca equilíbrio e propósito no futuro. “A Geração Z tende a cobrar das empresas benefícios justos, além de postura ética e responsabilidade social”, conclui.

Mercado de trabalho se adapta ao cenário atual

De acordo com o Guia Salarial 2025, divulgado pela Michael Page, empresas estão adotando novas estratégias para atrair talentos. Entre as principais, 51% oferecem acesso a oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, 44% apostam em pacotes de benefícios e remuneração competitiva, e 38% investem na boa reputação da marca.

Continua após a publicidade

Entre os principais desafios, estão a retenção de profissionais – 66% citaram a concorrência salarial com outras empresas – e a falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento interno. Segundo o estudo, 34% das companhias veem essa limitação como risco para manter as equipes engajadas. 

A conclusão da consultoria é que as empresas vêm buscando perspectivas reais de evolução na carreira. Ao mesmo tempo, os líderes percebem que reputação e ambiente positivo são diferenciais para atrair profissionais qualificados.

Flexibilidade é um dos focos da juventude

Com o avanço da Geração Z, a busca por um modelo de trabalho temporário tem se tornado prioridade. O relatório da NSHSS aponta que horários adaptáveis são o objetivo de 61% desses profissionais, levando a criar cenários onde o trabalho remoto, híbrido e com jornadas personalizadas ganham cada vez mais espaço.

Continua após a publicidade

Tendências como essas, além da possibilidade de conciliar múltiplas atividades e preservar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, acompanham um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e digital

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Gestores preparados vencem!
Por um valor simbólico , você garante acesso premium da Você RH Digital à informação que forma líderes de verdade.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Gestores preparados vencem!
Por um valor simbólico , você garante acesso premium da Você RH Digital à informação que forma líderes de verdade.
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.