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Faltam profissionais que pensem a gestão de pessoas de forma estratégica

Estudo da Mercer mostra também que menos de 10% das empresas utilizam inteligência artificial no RH, e 40% não têm planos de adotar a tecnologia

Por Redação
6 abr 2023, 10h50
Uma mulher de cabelos grisalhos e óculos está concentrada olhando para a tela de um computador
 (Pexels/cottonbro/Divulgação)
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O

futuro da área de recursos humanos deverá ser muito mais tecnológico e pró-negócio, aponta um estudo inédito da consultoria Mercer. Apesar de 32% das empresas afirmarem que estão aumentando o nível de investimentos no RH, ainda faltam profissionais que pensem a gestão de pessoas de forma estratégica. O levantamento foi realizado em outubro de 2022, com participação de 857 respondentes de 39 países.

“Antigamente, falávamos que o RH tinha de aguardar a estratégia da organização e então definir a de pessoas”, afirma Guilherme Portugal, líder de transformação da Mercer Brasil. “Hoje, vemos outro caminho. O RH precisa participar da discussão da estratégia, contribuindo com a visão de pessoas.”

Segundo a pesquisa, apenas 36% dos entrevistados disseram que uma competência importante para a área é o conhecimento do negócio. “Batemos na tecla de que o RH tem que influenciar o negócio, mas como é possível fazer isso se você não domina o assunto?”, diz Antonio Salvador, diretor executivo de carreira da Mercer. “O profissional do RH sempre precisou ser um grande negociador, mas isso nunca foi tão importante quanto é hoje, em um mundo de constantes transformações. Mas a área ainda não está percebendo a importância de ter conhecimento do mercado onde a empresa atua.”

Gráfico de contratação ou redução nos próximos 18 meses

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Gráfico
(Fonte: Mercer Global Talent Trends 2022/Divulgação)

Falta tecnologia

Para Antonio, os RHs também sofrem com a falta de uma estratégia de tecnologia, que automatize e agilize processos. “Quanto mais tarefas manuais existirem, mais gente será preciso — principalmente mais gente operacional”, afirma. O estudo indica que menos de 10% das empresas entrevistadas utilizam inteligência artificial nas soluções de RH, e 40% não têm planos de adotar a tecnologia nos próximos meses.

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Utilidades da IA para o RH

• Identificação de candidatos a promoção de cargo
• Recomendações para trilhas de aprendizagem individual
• Definição de competências requeridas para uma nova posição
• Apontamento de habilidades individuais

Fonte: Mercer Global Talent Trends 2022

Além disso, menos de 20% utilizam aplicativos para que gestores e funcionários possam acessar o RH a qualquer hora e de qualquer lugar ou oferecem uma interface para autosserviço de fácil utilização.

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