Média liderança se vê como canal indispensável na comunicação interna e no engajamento
Essa influência, segundo especialistas, se manifesta na produtividade, na retenção de talentos e na construção de uma cultura organizacional forte.

Assim como acontece no mundo atual, o excesso de informações que circulam nas empresas pode dificultar o entendimento e a clareza sobre a relevância de temas e tarefas. Esse cuidado e responsabilidade, segundo especialistas, são principalmente dos gerentes das áreas, supervisores e coordenadores. “Pois é a média liderança que se relaciona no dia a dia com o time e que, em geral, contrata, desenvolve, inspira e até demite os colaboradores”, afirma Adevani Rotter, presidente da Ação Integrada, especializada em comunicação interna.
Uma recente Pesquisa Nacional de Comunicação com a Média Liderança, feita pela agência com 2,3 mil gestores, revela que 70% deles se reconhecem como o líder comunicador dentro de suas companhias. “São eles que fazem a conexão entre a estratégia do negócio, criada pela alta liderança, e a execução dessa estratégia junto à sua equipe”, diz a executiva. “Além de cuidar do clima desse time”, completa.
O levantamento também indica os aspectos mais valorizados na hora de repassar mensagens. Para 35% dos respondentes, tempo e frequência são fatores críticos. “Muitos sentem que a falta de tempo e a sobrecarga de tarefas impedem uma comunicação de qualidade”, explica Adevani, que acredita no poder e na necessidade de rituais estruturados na organização. “Eles sugerem [na pesquisa] a criação de rotinas e agendas específicas para interagir com a equipe”.
A qualidade da informação é outra preocupação importante. “A média liderança deseja receber mensagens claras, objetivas e completas, que permitam um repasse mais eficiente para a equipe”. De acordo com a especialista, também há um claro apelo por melhores ferramentas e canais – na comparação de WhatsApp e e-mail –, além da centralização da informação em um único local (como plataformas de comunicação interna) para agilizar e organizar o fluxo de mensagens.
Além disso, para ela, é fundamental investir no desenvolvimento pessoal dos líderes, em treinamentos e na prática de ouvir ativamente (escuta ativa) para fortalecer o relacionamento. “A comunicação ideal não é apenas sobre o que se fala, mas sobre a qualidade do conteúdo, o tempo dedicado a ela, o relacionamento construído e as ferramentas utilizadas para facilitar o processo”, resume a presidente da Ação Integrada.
O impacto no dia a dia
Hugo Godinho, CEO e co-founder da HR Tech Dialog, acredita que mais do que simplesmente repassar o recado, o papel da média liderança é garantir o entendimento e despertar o senso de pertencimento. “É na interação diária, no feedback contínuo e na contextualização das informações que o engajamento floresce”, explica o executivo. “Quando o líder atua como um facilitador de diálogos, os colaboradores se sentem mais valorizados e conectados aos objetivos da empresa, impactando diretamente no dia a dia”.
Essa influência, segundo ele, se manifesta na produtividade, na retenção de talentos e na construção de uma cultura organizacional forte. “Um colaborador que entende seu papel, que se sente parte de algo maior e que confia em sua liderança direta tem uma experiência de trabalho muito mais positiva”. Hugo conclui: “a média liderança é o ponto de contato que transforma a comunicação em engajamento”.