Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

As Melhores Empresas para (se) Bem-Estar: os vencedores

Premiação da Você RH teve quase 500 cases inscritos que provam: cuidar das pessoas é estratégia central para o sucesso corporativo. Conheça os contemplados.

Por Alexandre Carvalho
Atualizado em 6 out 2025, 08h50 - Publicado em 30 set 2025, 17h08
Ilustração cômica, colorida, de um trabalhador sentado na cadeira de escritório com as mãos apoiadas na nuca, recebendo massagem nos pés e um cacho de uvas. Ao redor, vê-se abanadores, um cachorro dormindo e um painel preto com lembretes coloridos.
 (João Montanaro/VOCÊ RH)
Continua após publicidade

Nos tempos coloniais, agosto era considerado um mês “pesado”, de ansiedade e gente perdendo o sono. Isso porque era quando as grandes navegações partiam para expedições perigosas. Famílias temiam perder parentes em naufrágios ou guerras uma associação com despedidas e incertezas que atravessou séculos. E o mês ficou marcado pelo estigma de coisas ruins acontecendo no mundo e na nossa vida. 

Mas foi uma coincidência que, de dois anos para cá, sempre tivemos reportagens de capa nesse mês voltadas para o bem-estar (ou para combater a falta dele). Foi assim em 2023 (“Depressão e trabalho”), em 2024 (“Filhos e carreira”) e agora em 2025 (“Burnout no RH”). 

Só que a nossa atenção a essas questões não tem mês único para ser foco principal da edição. Apenas para ficar nesse período, também tivemos na capa “As vantagens e desafios da diversidade” (outubro/2023), “Semana de 4 dias” (junho/2024), “A solidão dos líderes” (outubro/2024) e “Assédio moral” (fevereiro/2025). Significa metade das edições lançadas de lá para cá. E levantar essas questões têm sido, sempre, sair da zona de conforto de muitas empresas o que não é moleza. Por quê?

No Brasil, falar de bem-estar no mundo corporativo ainda é um desafio. Muitas organizações veem o cuidado com as pessoas como um bônus pontual ou um benefício secundário ainda que a realidade mostre que esse pensamento está ultrapassado. Em um cenário marcado por jornadas longas, pressão constante por resultados e crises que afetam o mercado, quem não investe no bem-estar das equipes perde produtividade, engajamento e retenção de talentos. 

Pesquisas recentes confirmam: profissionais com alto índice de felicidade e bem-estar têm 23% menos absenteísmo e até 18% mais produtividade, segundo um levantamento da Gallup de 2024, enquanto estudos da Harvard Business Review, de 2023, indicam que organizações que priorizam saúde mental conseguem reduzir o turnover em até 21%.

Prêmio inédito

É nesse contexto que surge nosso prêmio Melhores Empresas para (se) Bem-Estar, celebrando os cases extraordinários de organizações que entendem isto: bem-estar e resultados caminham lado a lado. 

E olha como o mercado respondeu a essa iniciativa, que teve patrocínio do Wellhub plataforma de bem-estar corporativo que oferece benefícios voltados para saúde física, mental, nutrição e sono dos profissionais: é apenas a nossa primeira edição do prêmio, e quase 500 cases de 275 empresas participaram da disputa. Os projetos foram avaliados em seis categorias: Saúde Integral no Trabalho, Engajamento e Conexão, Valorização do Trabalho, Segurança Psicológica e Inclusão, Equilíbrio Vida Pessoal e Trabalho e Futuro do Bem-Estar, além de um Reconhecimento Especial para a Melhor Iniciativa de Bem-Estar.

Continua após a publicidade

Para chegar aos cases premiados, uma equipe formada por Larissa Santana, fundadora da escola de comunicação Calor, em parceria com Fabio Josgrilberg e Renato Souza, dois pesquisadores da FGV, estruturou uma metodologia de avaliação. Depois da análise técnica, os projetos passaram pelo crivo de um comitê de jurados especializados, garantindo que as histórias premiadas representassem impacto real e replicável, e não apenas boas intenções.

Os resultados dessas práticas estão longe de ser abstratos. Pesquisas internacionais reforçam o resultado positivo do bem-estar na performance corporativa. Jan-Emmanuel De Neve, professor de Economia e Comportamento da Saïd Business School, de Oxford, e diretor do Wellbeing Research Centre, aponta: “Não há dúvida de que cuidar de como os funcionários se sentem no trabalho é o caminho certo a seguir. Tanto o argumento moral quanto o empresarial já estão consolidados, especialmente à luz de nossa pesquisa de campo mais recente, que mostra que o bem-estar dos colaboradores impulsiona a produtividade, além de favorecer o recrutamento e a retenção de talentos; fatores que, por sua vez, têm impacto mensurável no desempenho financeiro geral de uma empresa”. Estudos com trabalhadores de call center na BT, no Reino Unido, indicam que um aumento de 1 ponto em felicidade se associa a aproximadamente 12% a mais de produtividade.

E Mark Price, fundador da WorkL, consultoria de RH e recrutamento, reforça: “Se as pessoas estão felizes em seus empregos, elas não pedem demissão; você retém conhecimento, obtém organizações mais lucrativas e eficazes. E isso também é bom para os indivíduos”. Ele observa ainda que colaboradores engajados oferecem esforço extra, permanecem mais tempo, se tornam mais produtivos e são mais promovidos.

O Wellhub está mais que alinhado com as revelações dos especialistas estrangeiros: “É uma honra patrocinar uma iniciativa que reúne tantas empresas inspiradoras, todas com o bem-estar no centro de suas estratégias de negócios”, aponta Ricardo Guerra, CEO da empresa no Brasil. “Esse apoio reforça nosso compromisso de incentivar as empresas no Brasil e no mundo a construírem culturas mais saudáveis, humanas e sustentáveis. Esta premiação promove um momento fundamental de troca entre líderes que compartilham a visão de que cuidar das pessoas é também cuidar dos resultados. Celebrar práticas tão transformadoras fortalece nosso compromisso de seguir impulsionando esse movimento no mercado.”

Iniciativa que aponta caminhos

Mais do que uma lista de empresas vencedoras, o prêmio funciona como um farol para o futuro do trabalho. Cada case premiado é um exemplo de que, quando o cuidado com as equipes é genuíno, surgem times motivados, engajados e produtivos, que transformam não só os resultados financeiros, mas a própria cultura organizacional.

Continua após a publicidade

A Você RH deixa claro seu propósito: incentivar que mais organizações priorizem o bem-estar. E revelar tendências de boas práticas baseadas nos cases inscritos. Enaltecer quem já entendeu esse valor é um chamado para que todos os líderes do país coloquem pessoas no centro da estratégia. O trabalho deixa de ser apenas uma obrigação e passa a ser espaço de crescimento, propósito e realização, onde o sucesso surge como consequência natural de times felizes, motivados e engajados.

O prêmio deste ano é mais do que reconhecimento: é um manifesto. Ele prova que transformar a cultura de trabalho em algo mais humano não é apenas possível, é lucrativo e necessário. Para as empresas vencedoras, promover bem-estar é, além de valorizar talentos, investir em sustentabilidade, produtividade e inovação. Para o mercado, a mensagem é clara: o futuro do trabalho brasileiro será definido por quem entende que o capital humano é o maior ativo de todos. É o que contam os cases vencedores, que você vai conhecer agora.

OBS: Ao longo dos próximos dias, faremos links de cada case premiado com textos inéditos no site, para você saborear aos poucos estas iniciativas extraordinárias da primeira edição do prêmio Melhores Empresas para (se) Bem-Estar. Acompanhe pelo nosso site e nas nossas redes sociais. 

* * * * *

Categoria: FUTURO DO BEM-ESTAR (clique para conhecer cada case)

Vencedor Ouro: GERDAU

Case: SISTEMA PRONTOS (que também foi reconhecido como o MELHOR CASE entre os cerca de 500 inscritos)

Continua após a publicidade

Premiado Prata: ACHÉ

Case: AVATAR DA SAÚDE

Premiado Bronze: YARA BRASIL

Case: VIVAMENTE

 

Categoria: SAÚDE INTEGRAL NO TRABALHO (clique para conhecer cada case)

Vencedor Ouro: ITAÚ UNIBANCO

Case: CONEXÃO SAÚDE

Premiado Prata: CASAS BAHIA

Case: PROGRAMA VIVER BEM

Premiado Bronze: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Case: CAIXA EM MOVIMENTO

Continua após a publicidade

 

Categoria: ENGAJAMENTO E CONEXÃO (clique aqui para conhecer cada case)

Vencedor Ouro: VIACREDI

Case: CONECTAR PESSOAS PARA TRANSBORDAR A ESTRATÉGIA

Premiado Prata: SERPRO

Case: SERSERPRO

Premiado Bronze: FOUNDEVER

Case: VESTIBULEVER

 

Categoria: VALORIZAÇÃO DO TRABALHO

Vencedor Ouro: HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

Case: RECONHECER PARA TRANSFORMAR

Premiado Prata: ZURICH SEGUROS

Case: EQUAL PAY E MENTORIA

Continua após a publicidade

Premiado Bronze: VIAÇÃO OURO E PRATA

Case: EVOLUIR PARA CRESCER

 

Categoria: AMBIENTE DE SEGURANÇA PSICOLÓGICA E INCLUSÃO

Vencedor Ouro: GLOBO

Case: COMPROMISSOS ESG

Premiado Prata: FOUNDEVER

Case: ECOSSISTEMA DO CUIDADO

Premiado Bronze: SODEXO

Case: FADAS MADRINHAS

 

Categoria: EQUILÍBRIO VIDA PESSOAL E TRABALHO

Vencedor Ouro: VIVO

Case VIVO MAIS FAMÍLIA 

Premiado Prata: GERDAU

Case: PROJETO CICLOS

Premiado Bronze: TOTVS

Case: MODELOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO

O conteúdo todo, completo, você vai encontrar na nossa edição impressa, que chega às bancas dia 3 de outubro. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Gestores preparados vencem!
Por um valor simbólico , você garante acesso premium da Você RH Digital à informação que forma líderes de verdade.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Gestores preparados vencem!
Por um valor simbólico , você garante acesso premium da Você RH Digital à informação que forma líderes de verdade.
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.