Alimentação se destaca entre os benefícios como prioridade dos trabalhadores
Cerca de 20% dos profissionais escolhem este auxílio como o principal, seguido do plano de saúde (18%) e do bônus ou participação nos lucros (10,5%).
Um estudo feito pela Sólides, HR Tech em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas, mostra que vale-alimentação, vale-refeição e cartões multibenefícios se consolidaram entre os benefícios preferidos dos trabalhadores brasileiros. Cerca de 20% dos respondentes escolherem este auxílio como o principal, seguido do plano de saúde (18%) e do bônus ou participação nos lucros (10,5%).
Na questão sobre os três benefícios mais importantes, os vales seguem na liderança, aparecendo entre as opções de 63% dos participantes. O plano de saúde vem logo atrás, citado por 53%, à frente de bônus ou participação nos lucros, com 31%, segundo o Panorama de Empregabilidade que ouviu 400 profissionais disponíveis a novas oportunidades de trabalho em todas as regiões do Brasil.
Programa de Alimentação do Trabalhador
De acordo com Rafael Kahane, diretor de marketing (CMO) da Sólides, o papel dos benefícios relacionados à alimentação ganha relevância diante do decreto assinado na semana passada para modernizar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para aumentar a transparência no sistema de vale-alimentação e vale-refeição.
Para o executivo, os resultados da pesquisa demonstram a “crescente centralidade” dos auxílios que impactam diretamente no custo de vida dos profissionais. “A predominância dos vales mostra que alimentação é um tema sensível e decisivo nas escolhas dos trabalhadores”, afirma. “E a modernização do PAT chega em momento oportuno, pois reforça a importância do auxílio ao ampliar a concorrência, melhorar a aceitação dos cartões e tornar o sistema mais justo para empresas e estabelecimentos”.
Rafael também avalia que os dados revelam tendências estruturais. “O plano de saúde permanece como um dos pilares da satisfação dos profissionais e se destaca pela associação direta à sensação de proteção”, diz o diretor de marketing. “Já o bônus ou a participação nos lucros ganha força ao representar reconhecimento concreto pelo desempenho”.
“Juntos, os números mostram que os trabalhadores buscam equilíbrio entre bem-estar, alimentação e valorização financeira, e que as empresas atentas a esse movimento tendem a fortalecer sua capacidade de atrair e reter talentos”.
Salários e carreiras: saiba o que esperar do mercado de RH em 2026
Como a marca pessoal do colaborador impacta na construção da cultura da empresa
Modelo SPIRE aborda bem-estar emocional, físico, relacional e intelectual
Do especialista ao polivalente fluido: a metamorfose da identidade profissional
Bem-estar: o contrato invisível que as empresas ainda não assinaram







