Apenas 39% dos profissionais sentem que a tecnologia do dia a dia é eficaz
Para especialistas, porém, é possível aumentar a produtividade com o uso correto e mais efetivo das ferramentas atuais. Confira algumas das mais utilizadas.
O Work Trend Index 2024 da Microsoft revela que apenas 39% dos trabalhadores sentem que a tecnologia que utilizam no dia a dia é eficaz para automatizar tarefas e eliminar trabalho manual, de acordo com a Deloitte. Para Claudio Reina, diretor-executivo da Lattine Group, no entanto, é possível aumentar a produtividade com o uso correto e mais efetivo das ferramentas atuais.
Um dos pontos de atenção, segundo ele, é a inteligência artificial, que está entre os principais facilitadores no campo da tecnologia: de acordo com a Microsoft, 78% dos usuários de IA aplicam as ferramentas já habituadas à sua rotina para o trabalho, enquanto 60% dos líderes admitem que sua empresa não tem um plano ou até mesmo diretrizes claras para implementar o uso. Somado a isso, um levantamento do Gartner (2024) aponta que 47% dos profissionais digitais lutam para encontrar as informações que precisam.
Por outro lado, dados da McKinsey indicam que empresas que utilizam ferramentas de colaboração intensivamente podem aumentar a produtividade em até 25%, mostrando que a tecnologia, por si só, não gera resultados. “O sucesso vem do alinhamento das ferramentas certas às necessidades de cada negócio e da capacitação das equipes para extrair seu máximo potencial”, afirma Claudio.
Otimização de processos
Para aprimorar a rotina do trabalho, o executivo criou uma lista com ferramentas do Microsoft 365 que podem facilitar o fluxo de trabalho:
- Microsoft Teams: centraliza chat, reuniões e coedição de documentos. Segundo um estudo da Forrester de 2023, a ferramenta economiza quase 4 horas semanais por funcionário ao reduzir a troca de contexto.
- Microsoft Planner: organiza, delega e monitora tarefas em quadros visuais (kanban), reduzindo o tempo de gestão de projetos em até 50% ao eliminar controles paralelos.
- OneNote: caderno digital que centraliza anotações e atas de reunião, a integração com Outlook e Teams garante que nenhuma informação relevante se perca.
- Power Automate: automatiza tarefas repetitivas como aprovações e sincronização de arquivos, liberando as equipes para atividades estratégicas e reduzindo erros humanos.
- Excel Avançado: com recursos como Power Query e integração ao Power BI, transforma dados em insights. A automação na análise de dados gera um retorno sobre o investimento (ROI) de 188% em três anos, segundo a Forrester.
- Outlook: combate a perda de tempo com tarefas administrativas — que consomem até 25% da semana de um profissional — ao centralizar e-mails, calendários e tarefas.
- Microsoft Copilot: assistente de IA que gera textos, analisa dados e resume reuniões. De acordo com a Microsoft, usuários economizam em média 1,25 horas por semana, e 68% relatam melhora na qualidade do trabalho.
O especialista reforça que a simples adoção de tecnologia não é suficiente. “O sucesso depende de capacitação contínua, implementação gradual, customização de processos e um monitoramento constante para otimizar os resultados“.
As Melhores Empresas para (se) Bem-Estar: os vencedores
Dia da Consciência Negra: um chamado à responsabilidade
Mudanças no PAT colocam empresas e trabalhadores como os protagonistas da vez
Do líder ao estagiário: a importância da marca pessoal para crescer na carreira
Questionamentos de Aristóteles para uma vida que vale a pena ser vivida







