Coca-Cola lança ferramenta para intermediar comunicação por Libras em tempo real
Em menos de dois minutos, a solução conecta um intérprete virtual para acompanhar e traduzir a conversa entre colaboradores surdos e ouvintes.

A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do Sistema Coca-Cola no país, acaba de lançar a Central de Intermediação em Língua de Sinais (CILKOF), serviço que conecta, em menos de dois minutos, um intérprete para intermediar a comunicação com colaboradores usuários de Libras. O objetivo é fortalecer a cultura inclusiva e reduzir barreiras comunicacionais.
Disponibilizada na plataforma interna da companhia, a nova ferramenta funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Há também uma versão para os celulares corporativos, feita especialmente para apoiar posições que visitam clientes ou atuam fora do escritório como, por exemplo, promotores de vendas e motoristas.
Cultura inclusiva
Ao acionar a central, um intérprete conectado de forma virtual acompanha a conversa e traduz a comunicação em Libras para o português e vice-versa. Para Flávia Campos, diretora de RH da companhia, mapear e remover obstáculos de acessibilidade do dia a dia é fundamental para criar uma cultura mais inclusiva dentro das empresas. “A CILKOF proporciona essa quebra de barreira existente no diálogo entre as pessoas surdas, usuárias de Libras, e as ouvintes”, afirma a executiva, ao promover um ambiente de trabalho mais acolhedor e acessível para que todos possam se expressar.
Além da CILKOF, que fornece o suporte para contatos presenciais, a Cola-Cola FEMSA Brasil também conta com o serviço de intermediação em reuniões e apresentações virtuais, nas quais os colaboradores podem agendar a participação de um intérprete para as traduções simultâneas.