Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Empresa conquista selo de valorização de profissionais mais experientes

Atualmente, a farmacêutica Sanofi conta com 16% de pessoas com 50 anos ou mais no quadro de funcionários — a meta é chegar a 20% até 2025

Por Letícia Furlan
Atualizado em 18 abr 2023, 14h10 - Publicado em 12 abr 2023, 07h54
Três mulheres sorriem enquanto trabalham em uma mesa de escritório
 (Yan Krukau/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
A

farmacêutica Sanofi é a primeira empresa no Brasil a conquistar o selo Age Friendly, que reconhece companhias que valorizam profissionais com 50 anos ou mais. A certificação existe há 17 anos nos Estados Unidos e foi trazida ao país pela startup de empregos Maturi. “Ainda estamos adaptando os quesitos para o Brasil, porque, nos Estados Unidos, a média é de 30% de profissionais com 50 anos ou mais nas empresas. Aqui, estamos falando de 3% a 5% — é outra realidade”, afirma Mórris Litvak, fundador da Maturi.

O processo para conseguir a chancela funciona assim: a Maturi faz uma pré-avaliação, observando quesitos como o percentual de profissionais maduros na companhia, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento e a longevidade da carreira desse público. Depois, a análise é enviada aos EUA, para que a equipe do Age Friendly Institute decida pela certificação. A validade do selo é de dois anos.

“Na primeira vez em que a empresa consegue o selo, não esperamos ‘perfeição'”, diz Mórris. “Observamos se a companhia está minimamente comprometida com a causa, colocando em prática ações de combate ao preconceito etário.” 

Em 2021, a Sanofi criou uma série de ações a favor da diversidade, incluindo um banco de talentos de profissionais com 50 anos ou mais. Para eliminar vieses na contratação, a idade do candidato não é mencionada durante o processo de seleção. 

Continua após a publicidade

“Construímos ao longo do tempo práticas de diversidade e inclusão que começaram, em 2005, com a questão de gênero”, afirma Pedro Pitella, diretor de pessoas da Sanofi. Segundo o executivo, agora é necessário direcionar esforços para contratar e engajar quem tem mais experiência. Com o envelhecimento da população e o tempo maior até a aposentadoria, o mercado precisa estar pronto para absorver esses talentos.

Atualmente, a empresa conta com 16% de pessoas com 50 anos ou mais no quadro de funcionários — a meta é chegar a 20% até 2025.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.