Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Empresa faz 30 anos e realiza sonho de 30 funcionários

Desde 2014, a AeC recebe anualmente milhares de cartas de seus funcionários contando quais são seus maiores desejos

Por Letícia Furlan
Atualizado em 23 out 2024, 17h14 - Publicado em 21 jul 2022, 08h50
Noivos se beijam em casamento no jardim, com chuva de papel picado e convidados ao redor. madrinhas vestem tons de azul claro
 (Leonardo Miranda/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
A

auxiliar de serviços gerais Marília Carla da Silva realizou o sonho de se casar no jardim de um dos escritórios da empresa em que trabalha, a AeC, em Campina Grande. A cerimônia religiosa e a festa, com banda e bufê, foram acompanhadas por 70 convidados.

Isso aconteceu em 2019. É que já faz oito anos que a companhia mineira de tecnologia, que tem mais de 40 mil funcionários, criou um programa para realizar sonhos dos colaboradores. Os interessados mandam uma carta contando seu maior desejo, e a diretoria de pessoas mais um comitê de profissionais da própria empresa avaliam os pedidos.

No começo era tudo em papel, mesmo, escrito à mão; com a pandemia, as solicitações passaram a ser registradas em um sistema online, já que 60% das equipes estão em home office. Depois da seleção, o RH faz uma consulta do histórico do funcionário junto a seus gestores e à ouvidoria, para validação. Em entrevista à VOCÊ RH, Luisa Gontijo, gerente de pessoas da AeC, afirma que todas as mensagens são lidas e que o comitê escolhe as mais tocantes.

Há um orçamento anual destinado à ação. “Se for um sonho como uma casa própria, é algo muito grande. Mas o valor não costuma ser um limitador — o que levamos em consideração é a história daquele sonho”, diz Luisa, afirmando que a empresa já investiu mais de meio milhão de reais para realizar mais de 120 desejos desde o início da iniciativa. 

Singelos e plurais

O atendente José Diego, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi quem inaugurou a iniciativa de 2022, que vai contemplar 30 pessoas, já que a empresa completa 30 anos. José ganhou uma bancada-camarim cheia de maquiagens. “Sou drag queen, amo o que eu faço e queria realizar esse sonho de trabalhar também como maquiador profissional, mas estou sem produtos e também sem uma bancada-camarim para esse trabalho”, dizia na carta. 

Os desejos de outros 29 funcionários serão realizados até o fim do ano, com uma média de seis por mês — e eles já foram escolhidos. Um deles é do atendente Wellington Fernandes, de João Pessoa, na Paraíba. O sonho dele é ter uma bicicleta equipada com livros, que possa ser levada para diversos lugares, servindo de incentivo à leitura aos jovens e adolescentes do bairro de São José, onde mora.

Outro desejo que vai virar realidade é o do atendente Jhonattan Ewerton, de Mossoró. Torcedor fanático do Vasco desde a infância, ele vai conhecer o estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Para o ano que vem, a empresa deve definir um tema para a ação — turismo, para que os funcionários façam a viagem de seus sonhos. “Temos uma lista de ideias. Ano passado, por causa do home office, reformamos um cômodo da casa dos selecionados”, afirma Luisa. “Futuramente, gostaríamos de reformar o carro deles também.”

A AeC atua em Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, no Sudeste; e em João Pessoa, Campina Grande, Mossoró, Arapiraca e Juazeiro do Norte, no Nordeste.

Compartilhe essa matéria via:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.