Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os novos acionistas da Renault

Novo diretor de RH, Daniel Tucci fala sobre o recém-lançado plano de ações para funcionários e a consolidação do trabalho remoto no grupo

Por Letícia Furlan
Atualizado em 19 abr 2023, 14h39 - Publicado em 3 fev 2023, 09h44
Daniel está em um ambiente externo, vestindo um terno azul, camisa branca e gravata vermelha e sorri
Daniel Tucci, diretor de RH da Renault Brasil: seis ações gratuitas para cada funcionário do grupo (Tulio Vidal/VOCÊ RH)
Continua após publicidade
E

m 1998, quando a montadora francesa Renault iniciava suas operações no Brasil, Daniel Tucci concluía sua primeira experiência em recursos humanos, como trainee da American Express. Desde então, o administrador com mestrado em filosofia passou por companhias como Claro, Santander, Nike e GE até chegar, em 2019, à fabricante de veículos, como diretor de gestão de talentos para a América Latina. Em outubro de 2022, assumiu a direção de RH da Renault no Brasil, em um momento em que o setor automobilístico passa por profundas mudanças. “É preciso diferenciar o que é tradição do que é tradicional”, diz. “Tradição é o orgulho de pertencer, a história da marca. Tradicional se refere a práticas que já estão aí há algum tempo e que não necessariamente nos ajudam a avançar.”

O desafio

O aperfeiçoamento da eficiência energética dos motores a combustão e o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil trazem novas necessidades também para a gestão de pessoas, como a de atrair e engajar talentos diversos, inclusive da área de tecnologia. Uma das medidas adotadas pela multinacional é a consolidação do modelo flexível de trabalho, com 29% do total de profissionais no país atuando à distância. Considerando apenas o administrativo, são 79% nessa configuração. “O trabalho remoto é um fato e vai continuar — queremos, inclusive, expandi-lo cada vez mais”, afirma. “Não ter um programa de trabalho flexível é estar desalinhado com as expectativas atuais dos profissionais brasileiros, independentemente do segmento de atuação.”

Outra prática é a criação de um plano de participação acionária, o Renaulution Shareplan, para mais de 110 mil funcionários em 29 países, incluindo o Brasil. Lançada em novembro de 2022, a iniciativa pretende triplicar o número de colaboradores acionistas no grupo, chegando a 10% do capital social até 2030. Cada um receberá gratuitamente seis ações com preço de referência fixado em 31,46 euros e terá facilidades e desconto de 30% para a aquisição de uma quantidade maior, pagando 22,02 euros por ação. O limite para a compra equivale a 25% da remuneração bruta anual do empregado.

Para se tornar elegível à oferta, era preciso ter pelo menos três meses de casa entre 1º de janeiro de 2021 e 12 de dezembro de 2022, data de encerramento das inscrições no programa. “Ao se tornarem sócios, os funcionários se sentem parte do negócio”, diz Daniel.

Continua após a publicidade

Para divulgar o plano aos mais de 6 mil colaboradores no Brasil, as áreas de recursos humanos e de comunicação fizeram uma força-tarefa que envolveu todos os meios: aplicativo corporativo, e-mail, mídia impressa, palestras, reuniões gerenciais e orientações nas fábricas.

O Renaulution Shareplan faz parte de um novo posicionamento estratégico da Renault, divulgado em 2021, que prevê recuperar a geração de caixa e as margens de lucro até 2023, investir na renovação de produtos até 2025 e, a partir daí, focar o modelo de negócios em mobilidade e tecnologia.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Esta reportagem faz parte da edição 84 (fevereiro/março) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.