Santander reduz em 42% os chamados sobre holerite, aliviando sobrecarga do RH
Quase metade das dúvidas dos funcionários desapareceu após a adoção de um aplicativo de folha de pagamento específico para o setor.
Contribuições sindicais, proventos, salário líquido, bruto, além de nomenclaturas bancárias complexas. Todo mês, colaboradores do Santander se deparavam com termos técnicos no holerite – documento, também conhecido como contracheque, que detalha os valores recebidos e descontados do salário – e contatavam o time de RH para compreendê-los. O resultado era a alta demanda nos canais de suporte e na própria equipe de gestão de pessoas que, sobrecarregada, precisava repetir respostas às dúvidas que raramente mudavam.
Este era o cenário do banco até a empresa lançar um aplicativo de folha de pagamento, desenvolvido pela Sioux, especializada em soluções digitais. Além de reduzir em 42% dos chamados relacionados ao holerite, o projeto aliviou a carga operacional do RH, aumentando a economia no atendimento.
Diante da complexidade da linguagem e da organização das informações específicas do setor e, para atender às exigências técnicas e regulatórias do ambiente bancário, foi estruturada uma squad composta por designers, arquitetos de software, tech leads e desenvolvedores, que atuaram diretamente na arquitetura do Santander. Segundo os especialistas, a solução incluiu componentes nativos compatíveis com a governança do banco, com foco na integração aos sistemas já existentes e reutilização tecnológica em outras frentes.
“Não foi apenas digitalizar o holerite; reconstruímos o processo do início ao fim. Integramos legados, simplificamos a linguagem e demos contexto ao colaborador, viabilizando tudo dentro da infraestrutura do Santander”, descreve Felippe Kanashiro, sócio-diretor de tecnologia na Sioux.
Interface diferente para o RH facilita a gestão
Ele explica que foram desenvolvidas duas interfaces: uma voltada para os colaboradores, incorporada ao app interno do Santander, com layout simplificado e linguagem acessível; e outra para o RH, permitindo a gestão automatizada da publicação de holerites e administração de conteúdo.
Entre os ganhos da implementação do projeto, de acordo com Felippe, há também a melhoria na experiência do colaborador, a redução de retrabalho e inconsistências, agilidade no desenvolvimento de novos módulos e aumento da confiabilidade nos processos internos. “O novo sistema eliminou também etapas manuais, baixando a incidência de erros operacionais”.
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