Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Efeito coronavírus: como o programa de estágio da Ingredion se transformou

Os estagiários em home office são acompanhados de perto pela liderança e o novo programa de estágio fará toda a seleção online

Por Redação
Atualizado em 10 dez 2020, 20h42 - Publicado em 25 ago 2020, 11h30
 (Thought Catalog/Unsplash)
Continua após publicidade

Estava tudo certo para que a Ingredion, empresa americana fabricante de ingredientes, lançasse seu programa de estágio no primeiro semestre de 2020. Mas a pandemia do coronavírus fez com que a multinacional mudasse os planos. “No primeiro momento, nosso foco foi cuidar dos colaboradores e entender como poderíamos apoiá-los”, diz Santiago Bellotti, diretor de recursos humanos e excelência operacional para América do Sul e Brasil da Ingredion.

Mas o projeto nunca saiu do radar. Ao contrário. O desafio do RH era criar um programa que fizesse sentido neste cenário de isolamento social e home office e que ainda desenvolvesse os jovens profissionais. “Sabemos que o estágio é um período de muita aprendizagem. Muitas vezes é a primeira experiência profissional, o que implica em ensinar não apenas a técnica, mas aspectos comportamentais também”, diz Santiago.

Nova rotina

Desde 6 de março todos passaram a fazer home office e a principal preocupação da empresa era ensiná-los como se organizar dentro desta nova rotina. Para isso, o RH orientou os gestores a manter uma comunicação próxima e frequente com os jovens, abrindo espaço para dúvidas e oferecendo apoio e atenção.

Continua após a publicidade

 “Mantivemos o andamento dos projetos de estágio que eles devem realizar durante seu período conosco. O acompanhamento e as apresentações foram adaptadas para o novo formato virtual. Além disso, os estagiários que tiveram sua formatura postergada devido a paralisação das aulas puderam prorrogar seus contratos, dentro das possibilidades previstas em lei”, explica Santiago.

Saldo positivo

Acompanhando o dia a dia dos jovens, a companhia percebeu que a turma havia se adaptado bem e que o saldo era positivo. Por isso, desenhou um programa de estágio no qual contratará 25 universitários para trabalhar em São Paulo (escritório central), Mogi Guaçu (SP), Balsa Nova (PR), Alcântara (RJ) e Cabo de Santo Agostinho (PE). Os jovens poderão fazer home office três vezes por semana.

O processo seletivo, que está aberto até setembro (clique aqui pra se inscrever), terá provas online de inglês, lógica e fit cultural; entrevista por telefone; painel online; e entrevista por telefone com os gestores (quando são divulgadas as notas obtidas nas provas, garantindo a diversidade da seleção).

Continua após a publicidade

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.