Fim de ano: 10 dicas para ter uma confraternização de sucesso
Especialista da Robert Half dá dicas para funcionários e gestores que vão muito além de beber com moderação – e farão bem para sua carreira. Confira.

Chegou o fim de ano – e, com ele, as confraternizações do trabalho. É um momento de descontração, mas não deixa de ser uma extensão do ambiente corporativo. Por isso, manter o profissionalismo é fundamental. Lembre-se: essa é uma boa oportunidade para realçar as qualidades pessoais que também fazem de você um bom colega ou funcionário.
Para que a festa da firma seja proveitosa, pegamos algumas dicas de comportamento com a gerente de parcerias estratégicas da Robert Half, Débora Ribeiro. Confira abaixo.
1. Antes de tudo, moderação. O ponto de partida está em adotar uma postura respeitosa. Não se esqueça de que a festa acontece durante um dia no ano, mas a empresa seguirá funcionando nos outros 364. Beba sem excessos, evite conversas negativas e promova interações agradáveis.
2. Esteja presente de verdade. Estar engajado com a festa ajuda a reforçar a imagem profissional. Não deixe de lado as atividades de integração, por exemplo, que têm a função de aproximar pessoas e criar uma experiência mais significativa.
3. Construa conexões. Circule pelo ambiente e converse com pessoas de diferentes departamentos. “Essas interações fortalecem o networking interno e podem, inclusive, abrir portas para futuras colaborações”, afirma Débora. Demonstre espírito de equipe e não deixe de interagir com os colegas.
4. Laços pessoais importam. Aproveite a confraternização para fortalecer relacionamentos, mas sem focar exclusivamente no trabalho. Essa é uma oportunidade de conhecer os colegas um pouco melhor, então é uma boa ideia desenrolar conversas leves sobre planos pessoais, por exemplo, ou perspectivas para o próximo ano.
5. Mantenha contatos. Após o evento, consolide as relações com novos conhecidos por meio de redes sociais profissionais. Assim, você abre as portas para trocas futuras.
6. Dedique tempo ao evento. Permaneça na confraternização por tempo suficiente para demonstrar que aprecia o evento e respeito o esforço de quem o organizou. “Sair muito cedo, sem nenhum motivo consistente, pode passar uma impressão negativa”, diz a especialista.
7. Cuidado com as postagens. Por fim, atenção às redes sociais: antes de postar fotos sobre o evento, certifique-se de que são adequadas e de que os envolvidos estão confortáveis com a exposição. Assim, você preserva sua imagem – e a da organização.
Dicas extras para os gestores
8. Diversidade importa. A festa ideal é inclusiva e reflete as preferências dos colaboradores. Isso inclui a escolha do local, as opções de comida e bebida disponíveis e horários que respeitem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
9. Valorize as conquistas corporativas. Esses eventos são oportunidades valiosas para as empresas celebrarem suas conquistas. Um discurso breve e motivador da liderança pode inspirar a equipe e mostrar como cada pessoa é importante para alcançar bons resultados.
10. Crie momentos de agradecimento. Prestigiar funcionários que se destacaram ao longo do ano pode servir como um incentivo geral. Mas toda a equipe deve se sentir valorizada. “Uma boa estratégia é combinar o reconhecimento individual com ações de reconhecimento coletivo, fortalecendo o senso de pertencimento e a motivação de todos”, recomenda Débora.