5 competências para líderes do futuro
Inteligência emocional está no topo do ranking da nova pesquisa feita pela HR Tech Grou. Confira.

O autoconhecimento é o ponto de partida para que os profissionais possam liderar de forma consciente e com propósito. É o que afirma Mariana Uebel, psicóloga e CEO da Grou, HR Tech especialista em gestão comportamental. “O autoconhecimento é uma prática, não um dom. É uma estratégia de curto, médio e longo prazo.”
Ele é essencial para desenvolver as habilidades que aparecem em um novo estudo da Grou, chamado “Competências dos Líderes do Futuro”, que tem como objetivo identificar as soft skills essenciais para os gestores que atuam em times diversos e cenários complexos.
O levantamento foi realizado com base na análise do perfil comportamental de mais de 1,8 mil líderes brasileiros que realizaram o assessment PDA (Personal Development Analysis), plataforma global de inteligência em gestão comportamental. “A análise preditiva alia tecnologia e comportamento para iluminar as tendências naturais do indivíduo, identificar motivadores e estilo de liderança”, explica Mariana.
Confira o ranking das competências do futuro para líderes:
1. Inteligência emocional
A capacidade de gerenciar as própria emoções e lidar com o sentimento alheio de forma saudável e estratégica é muito importante. Isso não significa que o líder não se sinta mal ou com raiva algumas vezes, porém, um bom gestor deve ter a habilidade de canalizar o que sente e lidar com essas situações de maneira inteligente. Assim, os outros naturalmente ficam confortáveis e seguros na sua presença, construindo um ambiente de trabalho saudável.
2. Autoconfiança
Posições de liderança exigem que a pessoa que desempenha esse papel se perceba apta a superar os obstáculos do dia a dia, pois, quando o líder acredita ser capaz, ele demonstra preparo e transmite segurança e estímulo para os liderados. Além disso, em cargos de grande responsabilidade, a tomada de decisões e resoluções complexas é parte do cotidiano.
3. Empatia
Ser empático é imprescindível para o líder do futuro. Com a empatia, o gestor considera o sentimento alheio e se coloca em seu lugar com a intenção de ajudá-lo da melhor forma possível. Com as demandas diárias, muitos acabam se esquecendo de como a equipe está se sentindo. O líder estratégico se interessa pelo todo.
4. Disciplina
A disciplina é a mãe de todas as habilidades – já dizia a executiva Dafna Blaschkauer, no livro Power Skills (2022). Seja soft ou hard skills, sem preciso ter organização para se desenvolver de maneira proveitosa. O cronograma dos líderes é sempre cheio, repleto de demandas e, sem disciplina, é impossível atendê-las de modo satisfatório e ainda conciliar uma vida pessoal saudável.
5. Comunicação assertiva
A comunicação assertiva evita problemas no dia a dia e é importante para as relações de trabalho. O líder do futuro deve saber expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma direta, objetiva e compreensível – nunca agressiva. A imagem antiquada de um chefe ríspido ficou para trás. Os bons gestores de hoje, além de se pronunciar, devem também saber ouvir, usando linguagem (verbal e não verbal) inteligente e acolhedora.